O Rio Grande do Sul recebe mais um lote de vacinas pediátricas da Pfizer na noite desta terça-feira (25). A chegada dos imunizantes, destinados a crianças de cinco a 11 anos, está prevista para as 22h20, no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A remessa é de 85,7 mil doses.
Este é o terceiro lote de vacinas pediátricas da Pfizer que o Estado recebe do Ministério da Saúde. Já foram enviadas ao Rio Grande do Sul 118,2 mil doses destinadas aos pequenos. A Secretaria Estadual de Saúde é a responsável por fazer a distribuição aos municípios gaúchos.
Para todo o Brasil, o Ministério da Saúde está distribuindo nesta semana mais de 1,8 milhão de vacinas, que chegaram nesta segunda (24) ao país.
A próxima remessa a ser enviada pela Pfizer está prevista para o dia 3 de fevereiro, com também 1,8 milhão de doses pediátricas. No próximo mês, a expectativa é de que mais de 7 milhões de doses cheguem ao Brasil. Até março, a farmacêutica norte-americana deve entregar ao governo federal 20 milhões de imunizantes para crianças de cinco a 11 anos.
CoronaVac
O Ministério da Saúde deve decidir, ainda esta semana, se irá fechar um novo contrato com o Instituto Butantan para compra da CoronaVac, outra vacina contra covid-19 que já pode ser aplicada em crianças e adolescentes de seis a 17 anos, exceto em imunossuprimidos.
Em estoque, a pasta possui 6 milhões de doses do imunizante. Além disso, deve fechar nesta terça-feira um mapeamento junto aos Estados e o Distrito Federal para saber quantos imunizantes estão guardados nas unidades da federação. A partir desse levantamento, o governo federal vai decidir se será necessário fazer uma nova compra de CoronaVac junto ao Butantan para destinar à vacinação do público infantil.
No RS, a Secretaria Estadual da Saúde deve iniciar na quarta-feira (26) o rateio das 83 mil doses que estão armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), localizada em Porto Alegre.