O primeiro dia de ampliação do número de unidades com testagem rápida para o coronavírus foi marcado por esgotamento de senhas de atendimento ainda de manhã, falta de exames e longas filas. A oferta deveria passar de 30 para 61 locais nesta sexta-feira (7), mas, devido problemas de entrega, alguns postos de saúde não receberam os insumos de manhã. Em ronda da reportagem de GZH nesta sexta-feira (7), usuários reclamaram de demora de até quatro horas para fazer os testes, que, sem filas, levam 15 minutos para ficarem prontos.
Localizada ao lado do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), a Unidade de Saúde Santa Cecília, que estava na lista dos novos postos para testagem, não contava com os exames ao longo da manhã. Em frente ao local, um cartaz informava que o serviço só seria disponibilizado na segunda-feira (10) e apenas para cadastrados naquele posto. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que tratava-se de uma situação pontual, que alguns pacientes foram testados ainda nesta sexta, mas a testagem será iniciada oficialmente na segunda.
No Posto Santa Marta, no Centro Histórico, havia relatos de pessoas que chegaram às 7h e só concluíram atendimento perto do meio-dia. O jornalista Luís Felipe dos Santos, 36 anos, levou sua filha Morgana para ser atendida. Somente após duas horas de espera a adolescente foi chamada para ingressar no prédio, para passar por um processo de triagem e, então, receber uma requisição e aguardar pelo exame. No total, pai e filha esperaram mais de quatro horas pelo fim do atendimento.
A auxiliar administrativa Vanessa Mujica chegou com seu marido ao Santa Marta antes da abertura do posto, às 7h, e saiu de lá em torno das 9h30min. Reclamou da demora no atendimento.
— Ele não tinha requisição, veio porque passou a madrugada toda com febre, aí teve que buscar o atendimento. Mas a demora é fora da realidade e já era mesmo antes de estourar tudo de novo. Tá feia a coisa — avaliou Vanessa.
No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, foram distribuídas 140 senhas para testagem para o dia inteiro. Um dos maiores postos da cidade, o local contava com cerca de 100 pessoas aguardando em fila do lado de fora por volta das 8h30min. As senhas terminaram às 8h45min e novas vagas para testes só seriam disponibilizadas na segunda-feira. Jonathan Bruno, de 19 anos, teve de voltar para casa sem saber se está contaminado.
— Eu já tinha vindo ontem (quinta-feira, 6) e me disseram que eu tinha que vir das 6h às 11h. Aí cheguei o mais rápido possível — relatou o jovem, que sente dores nas costas, na cabeça e ânsia e vômito desde quinta e tem uma colega de trabalho que testou positivo para H3N2.
Já a corretora Simone Lopes, de 48 anos, chegou às 7h20min e às 8h40min era a próxima a ser atendida. Passou o Ano-Novo com seus pais, que testaram positivo para covid-19 na quinta-feira e também está com sintomas desde segunda-feira (3), como tosse e dor de cabeça.
— Ontem (quinta-feira) eu fui a quatro postos, eles me mandavam de um lado para o outro e ninguém me atendia. Aí hoje vi na TV que o Modelo estava atendendo, vim cedo e consegui — contou Simone.
Na Unidade de Saúde Divisa, bairro Cristal, a técnica de saúde bucal Flávia Beatriz Rossi Pires, de 26 anos, chegou às 7h e às 11h ainda não tinha feito o teste. Na terça-feira (4) já havia ido à Unidade de Saúde Cruzeiro do Sul e testou negativo para covid-19, mas como teve contato na segunda-feira (3) com uma pessoa que testou positivo, resolveu refazer o exame, para garantir. Estava com sintomas gripais, como tosse e secreção, mas agora, já melhor, queria o teste para poder voltar a trabalhar.
— O pessoal do posto deu a opção de irmos para outros postos, mas eu achei uma falta de respeito e de bom-senso. Já estou aqui desde as 7h, não saio daqui, mesmo que tenha que esperar até as 17h — defendeu Flávia.
A doméstica Juci Olecs, de 53 anos, chegou às 7h45min ao local com seu genro, que desde a noite de quinta está com febre e tem vomitado. Como mora perto da Unidade de Saúde Divisa, resolveu ficar lá e mais de três horas depois ainda aguardava atendimento, mesmo sem previsão de quando seria possível fazer o exame.
— Muita gente que chegou depois foi embora, porque eles não garantem os testes para hoje — contou Juci.
No Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul, o movimento era menor e as pessoas passavam por triagem para obter uma requisição para, aí sim, poderem ser testadas. O tempo de espera era de cerca de 30 minutos. Como o local também realiza testes de RT-PCR, muita gente sintomática que testa negativo em outros postos acaba encaminhada para lá, para confirmar o diagnóstico, como é o caso da diarista Fátima Terezinha, de 54 anos.
— Até que não estou esperando ha muito tempo. Eu já vim de outro posto, lá na Divisa. Lá eu fiz o teste, não deu nada e eu vim pra cá com encaminhamento. Meu marido está com covid, quase curado, e eu fiz uma cirurgia agora, então tenho que me cuidar — destacou Fátima.
Teste rápido e de antígeno
São oferecidos nas unidades testes rápidos de antígeno – com resultado em até 15 minutos. Para ter indicação para o exame, o paciente precisa, antes, passar por avaliação de um profissional de saúde. É preciso estar há pelo menos três dias com sintomas. O teste de antígeno é realizado com amostras de coleta nasal e é feito na própria unidade de saúde.
Já pessoas sintomáticas, mas que tenham obtido resultado negativo no teste de antígeno, receberão indicação para a realização de um exame RT-PCR. Este procedimento é realizado em oito laboratórios conveniados com a prefeitura.
Atendimento a sintomáticos no final de semana
Com a alta demanda, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá avaliação de pacientes sintomáticos de Covid-19 neste fim de semana. Os sintomas da covid-19 incluem febre ou calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar e dor no corpo.
Caso o paciente atenda aos critérios, será oferecida testagem de antígeno neste sábado (8) em nove unidades de saúde e no Shopping João Pessoa, das 9h às 16h. No João Pessoa, será necessário apresentar notificação impressa com pedido de testagem encaminhado previamente pelas Unidades de Saúde. No domingo (9) também haverá avaliação e, se necessário, testagem nas mesmas nove unidades de saúde, das 9h às 16h.
Confira os locais de avaliação de saúde e testagem:
Sábado
- Tristeza
- Álvaro Difini
- Moab Caldas
- São Carlos
- Lomba do Pinheiro
- Morro Santana
- Assis Brasil
- Ramos
- Navegantes
- Shopping João Pessoa*
*Necessário apresentar notificação impressa com pedido de testagem encaminhado previamente pelas Unidades de Saúde.
Domingo
- Tristeza
- Álvaro Difini
- Moab Caldas
- São Carlos
- Lomba do Pinheiro
- Morro Santana
- Assis Brasil
- Ramos
- Navegantes
Confira os endereços dos locais neste site.