Em nota, a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde informou, na manhã desta sexta-feira (10), que “sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta”. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal, conforme o texto, foram acionados para apoiar nas investigações. “O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas”, prossegue o comunicado.
Desde a madrugada, o site da pasta e do ConecteSUS, plataforma que disponibiliza o registro da vacinação contra a covid-19, estão fora do ar. Por um período, hackers que atacaram as páginas exibiram mensagem falando que “dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”, pedindo resgate para devolver as informações.
Usuários relatam dificuldades de acesso ao aplicativo ConecteSUS e indisponibilidade ou até erro de informações sobre a imunização. Pelo app, é possível emitir o certificado digital de imunização. A reportagem de GZH questionou o ministério sobre como deve proceder quem precisar viajar e não tiver cópia do comprovante, mas ainda não obteve resposta.
Confira a íntegra da nota do Ministério da Saúde
“O Ministério da Saúde informa que na madrugada desta sexta-feira (10) sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas.”