Médicos de um hospital em Hyderabad, na Índia, removeram 156 cálculos renais (pedras nos rins) de um paciente de 50 anos. O anúncio foi feito na quinta-feira (16) através das redes sociais. De acordo com a literatura médica, esse é o maior número de cálculos renais já removido de um único paciente no país.
Os chefes do hospital disseram que o homem, um professor de escola chamado Basavaraj Madivalar, desenvolveu repentinamente uma dor insuportável. Testes foram realizados, o que mostrou um grande aglomerado de cálculos. Os médicos descobriram também que as pedras estavam no seu abdômen, em vez de sua posição normal no trato urinário.
De acordo com o jornal britânico The Sun, o médico Chandra Mohan, do Hospital Preeti Urology and Kidney, afirmou que paciente pode ter desenvolvido as pedras por mais de dois anos, mas nunca apresentou nenhum sintoma no passado.
"No entanto, a ocorrência repentina de dor o forçou a se submeter a todos os exames necessários, que revelaram a presença de um grande aglomerado de cálculos renais no rim. As pedras foram totalmente extraídas após um procedimento que durou três horas."
Atualmente, o paciente já está recuperado e retornou para casa e trabalho.