Municípios gaúchos que aplicaram doses da Janssen de remessas anteriores serão contemplados com o novo lote recebido na quarta-feira (8) pelo governo estadual. A distribuição teve início na manhã desta quinta-feira (9).
No total, 132,8 mil doses da vacina contra a covid-19 fabricada pela Johnson & Johnson chegaram ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, para a segunda aplicação. Conforme orientação do Ministério da Saúde, a injeção deve ser realizada de dois a seis meses após a primeira.
A Capital receberá o maior quantitativo, com 19.280 doses. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não sabe quando passará a ser feita a oferta nos postos. Entre as cidades destinatárias dos maiores lotes, também estão Caxias do Sul (5.520), Canoas (4.615), Pelotas (3.655) e Santa Maria (3.050).
No mesmo voo que trouxe a vacina da Janssen, foram desembarcadas 134.550 doses do imunizante da Pfizer/BioNTech, que ficarão armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos.
Daqui para a frente, o envio de vacinas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) se dará a partir da necessidade das prefeituras. O objetivo é reduzir o risco de que as vacinas percam o prazo de validade e sejam desperdiçadas.