Pela segunda vez neste ano, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) fica sem nenhum paciente internado por covid-19. Nesta segunda-feira (22), conforme o painel da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o hospital não tem internados com a doença.
A primeira vez que isso aconteceu foi há 17 dias, no dia 5 de novembro. Naquela oportunidade, foi a primeira vez que os leitos de covid do hospital ficaram vazios em mais de um ano e meio. Em 25 de abril de 2020, o HUSM recebeu o primeiro paciente com covid e, desde então, nunca havia ficado sem ter alguém com a doença internado.
Depois da primeira vez que zerou os internados, em 5 de novembro, no dia seguinte, o HUSM já recebeu um paciente com covid novamente. No entanto, neste período, não foi mais que uma pessoa internada, ora em UTI, ora em leito clínico.
O hospital, referência para Região Central e Fronteira Oeste em diversas especialidades, teve uma ala específica para pacientes com covid-19. No pior momento da pandemia, entretanto, destinou todos os seus leitos para pessoas com o coronavírus.
O maior número de internados por covid-19 que o HUSM já recebeu foi 47. A primeira vez que isso aconteceu foi em 3 de abril de 2021, quando havia 30 pessoas em UTI e outras 17 em leitos clínicos. Isso se repetiu 10 dias depois, em 13 de abril, com o mesmo número de internados nos respectivos leitos.
A última vez que a quantidade de pacientes com covid-19 foi tão alta foi em 1º de junho, quando as 47 pessoas estavam divididas em 25 leitos de UTI e 22 clínicos.
Ao todo, nesta segunda-feira, 10 pessoas estão internadas por covid em Santa Maria. São sete pacientes em UTI e três em leitos clínicos no Hospital Regional e no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo.