Quem passou pela Avenida Goethe, no bairro Moinhos de Vento, na noite desta sexta-feira (19), teve a oportunidade de colocar o calendário de vacinação contra a covid-19 em dia. Uma blitz foi realizada entre as 21h e a meia-noite embaixo da passarela do Parcão.
Em três horas, 286 pessoas foram vacinadas. A maior parte dos que aceitaram serem imunizados buscavam doses de reforço – foram 160 terceiras doses, 110 segundas e 16 primeiras aplicações.
Na próxima sexta-feira (26), a operação, chamada de “Parada da Vacina”, será repetida. Dessa vez, ocorrerá na Rua José do Patrocínio, bairro Cidade Baixa, entre as ruas da República e Luiz Afonso, no mesmo horário. Ainda não há definição sobre outras ações.
A blitz especial visa aumentar os números de vacinação na Capital. A operação é realizada em parceria entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e as Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana (Smmu) e de Saúde (SMS). A Brigada Militar também esteve presente.
A escolha destes locais ocorre em função do baixo número de jovens que ainda não realizaram a segunda aplicação da vacina contra a doença. Um levantamento da Secretaria Estadual da Saúde (SES) indica que quase metade das 938,5 mil pessoas em atraso de aplicação ou de registro da segunda injeção tem entre 18 e 29 anos no Rio Grande do Sul.