Pessoas que receberam imunização heteróloga contra a covid-19, ou seja, doses de marcas diferentes, já podem emitir o certificado de vacinação pelo Conecte SUS, aplicativo do Ministério da Saúde. Até a semana passada, só era possível acessar o comprovante de vacinação quem havia recebido as duas doses do mesmo laboratório. Voluntários que participaram de estudos de vacinas ainda seguem sem ter acesso.
Na manhã desta segunda-feira (25), GZH tentou acessar o aplicativo, mas havia instabilidade por conta de uma "manutenção no sistema", conforme alerta gerado no app.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Conecte SUS dá acesso a dados como o tipo de vacina aplicada, o lote, o local e a data em que cada uma das doses foi aplicada. A plataforma está disponível nas lojas Google Play e Apple Store e pode ser acessada gratuitamente.
Segundo a nota técnica do ministério, o esquema de vacinação deve ser completo com as duas doses do mesmo imunizante. No entanto, a mistura de doses, chamada intercambialidade, só é orientada para grávidas e puérperas – que tiveram filho em até 45 dias – e para casos de reações alérgicas em quem tomou o imunizante Astrazeneca, com reação de trombose, por exemplo.
A terceira dose em idosos, em pessoas com imunidade comprometida e em profissionais de saúde também pode ser feita com uma dose diferente. Para o reforço, a vacina orientada é a da Pfizer, basicamente não aplicada nesses grupos, uma vez que o imunizante não fazia parte do calendário brasileiro no início da campanha nacional.
De acordo com o governo federal, foram mais de 113 milhões de pessoas já estão vacinadas com as duas doses, ou a dose única, contra covid-19. A terceira dose já foi aplicada em quase 5 milhões de brasileiros, como reforço contra a doença.
Veja o passo a passo no Conecte SUS:
1 - Acesse o site gov.br e selecione a opção entrar. Caso você já tenha esse acesso, pular para o passo 5.
2- Você será levado para uma página com o botão “Crie sua conta gov.br”. Clique na opção e selecione entre uma das opções de cadastro (uma das melhores maneiras é utilizando o CPF).
3 - Após o preenchimento dos campos solicitados, você receberá um código de confirmação por e-mail ou SMS. Você deve copiar e colar no campo indicado na página
4 - Após, é necessário criar uma senha de no mínimo oito caracteres. Feito esse processo, seu cadastro no site gov.br está confirmado.
5 - De posse do login e da senha no site gov.br, você deve acessar o site ou baixar o aplicativo Conecte SUS na loja digital do seu sistema operacional (iOS ou Android). Os dados registrados no site gov.br serão solicitados
6 - Você terá acesso a um menu de opções, como vacinas, exames, entre outros. Clique no ícone da seringa.
7 - Essa opção vai mostrar as doses de vacinas já aplicadas em você contra a covid-19, independentemente se você recebeu apenas uma ou duas doses do imunizante.
8 - Clique no nome da vacina, que está escrito em azul.
9 - Abaixo dos dados da vacina, existe um bloco azul com os seguintes dizeres "Certificado de Vacinação"
10 - Uma página com o ícone da bandeira do Brasil aparece na tela. Clique na seta localizada no canto superior direito da tela para ter acesso ao mesmo conteúdo em PDF, que pode ser compartilhado por e-mail ou redes sociais. Caso você queira o QR Code, arraste para baixo e clique no código cifrado. Nesse caso, um QR Code aparece novamente.