O Rio Grande do Sul irá receber, nos próximos dias, mais 366.420 doses de vacinas contra covid-19. Os novos lotes enviados pelo Ministério da Saúde contêm 293.670 unidades da Pfizer e 72.750 da AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As remessas estão previstas para chegarem ao Estado na sexta-feira (24) e no sábado (25).
Ainda em relação à vacinação, o Ministério da Saúde deve receber, nesta quinta (23), mais 1 milhão de doses da CoronaVac para envio a todos os Estados e ao Distrito Federal. O lote faz parte da reposição das unidades da vacina que foram embargadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nesta semana, Ministério da Saúde notificou o Instituto Butantan no entendimento de que o laboratório anunciou a venda de doses da CoronaVac diretamente para Estados (Ceará, Espírito Santo, Pará, Piauí e Mato Grosso) antes de encerrar o contrato de exclusividade com o governo federal, que prevê 100 milhões de doses.
O laboratório chegou a informar que havia concluído as entregas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), porém, considerou doses de CoronaVac interditadas pela agência reguladora. De acordo com o Ministério da Saúde, caso seja confirmada a quebra de contrato por exclusividade, o Instituto Butantan pode ser multado em R$ 30 milhões.