Desde a última sexta-feira (17), o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, conta com um serviço destinado exclusivamente ao diagnóstico e tratamento de pacientes com doenças de fígado, pâncreas e vias biliares. O novo Centro Hepato Pancreato Biliar (HPB) de Referência reúne uma equipe multidisciplinar especializada, formada por 33 profissionais — como cirurgiões, oncologistas, radioterapeutas, endocrinologistas, endoscopistas e radiologistas, nutricionistas, entre outros.
Márcio Boff, cirurgião oncológico e coordenador do Centro HPB, destaca que serviços desse tipo fazem diferença na expectativa de tratamento de doenças graves e complexas, como tumores de canais biliares e câncer de fígado e de pâncreas. Além disso, afirma que centros especializados buscam sempre disponibilizar as mais novas tecnologias para o tratamento dessas patologias, sem deixar de ofertar nenhuma das terapias possíveis em esfera mundial:
— Sabemos que quando tratamos esses tumores em centros de tratamento multidisciplinar que têm todos os recursos tecnológicos, os pacientes têm um prognóstico melhor de suas doenças.
A formação da equipe multidisciplinar também ajuda a proporcionar um olhar integral sobre os pacientes, possibilitando diagnósticos e planejamentos de tratamentos em até 48 horas, explica Boff. Após a consulta, o atendido poderá realizar exames e avaliações com todos os especialistas necessários, a fim de traçar um plano de terapia adequado de acordo com a complexidade do seu quadro.
O cirurgião também ressalta que, atualmente, existem muitos casos de obesidade e de síndrome metabólica, em que os pacientes apresentam depósito de gordura em diversos órgãos, entre eles o fígado. Isso, segundo Boff, se tornou a principal causa de cirrose no mundo.
— Muitas das pessoas que têm gordura no fígado podem se tornar cirróticas, e, se não forem tratadas, podem desenvolver também tumores hepáticos, que podem necessitar de transplante, cirurgia, quimioterapia e outros tratamentos maiores — alerta.
Por este motivo, o ambulatório do Centro HPB também atuará como um serviço de prevenção de doenças de fígado, pâncreas e vias biliares. Ou seja, pacientes que têm histórico familiar de patologias nesses órgãos ou apresentam sintomas relacionados poderão fazer avaliações e acompanhamentos por meio do centro especializado.
Principais vantagens do Centro Hepato Pancreato Biliar (HPB):
- Avaliação multidisciplinar em até 48 horas;
- Capacidade para tratamentos de alta complexidade, tanto cirúrgicos quanto clínicos;
- Tecnologia para procedimentos como endoscopias de alta resolução, cirurgias minimamente invasivas e avançadas, imunoterapia, entre outros.