A farmacêutica norte-americana Novavax informou em comunicado que começou ensaio clínico de fases 1 e 2 para avaliar a segurança e a capacidade de provocar resposta imune de uma combinação de vacinas contra a covid-19 e a influenza — da gripe. A companhia diz que os dois imunizantes já mostraram resultados fortes sozinhos, em testes de fase 3.
A empresa nota que, caso tenha sucesso, isso poderá melhorar a eficácia para o sistema de saúde, com altos níveis de proteção contra os dois tipos de vírus.
O teste ocorrerá na Austrália, com resultados previstos para o primeiro semestre de 2022, de acordo com a empresa.
Em teste de fase 3, com quase 30 mil adultos nos Estados Unidos e no México, a vacina da Novavax contra a covid-19 demonstrou 100% de proteção contra casos moderados e graves da doença, com 90,4% de eficácia geral, diz a empresa em nota.
O imunizante ainda não foi submetido à aprovações de agências reguladoras, o que deve ocorrer até o final do ano. O governo norte-americano deu forte apoio financeiro para o desenvolvimento da vacina.
Diferentemente de outras fórmulas, a vacina da Novavax produz anticorpos com o uso de uma proteína, purificada em laboratório, presente na membrana do novo coronavírus. Outros imunizantes, como os de RNA mensageiro, estimulam as células humanas a produzirem justamente essa proteína.