Prevista para começar na tarde desta quinta-feira (16) em um drive-thru, a vacinação contra covid-19 de adolescentes de 15, 16 e 17 anos em Campo Bom foi suspensa. A decisão foi anunciada pela manhã, após a divulgação da nota técnica do Ministério da Saúde, que voltou atrás na recomendação da imunização em pessoas dos 12 aos 17 anos sem comorbidades.
— Com a comunicação da nota e uma ligação da Secretaria Estadual da Saúde, suspendemos a vacinação. Estamos aguardando uma reavaliação (de instâncias superiores), pois temos mais de 4 mil doses. Se hoje os idosos representam maior risco e a terceira dose é mais importante, deixamos essa avaliação com o ministério. Mas não podemos ter vacina parada — disse o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.
Até então, o município do Vale do Sinos não tinha aplicado nenhuma dose em pessoas abaixo dos 18 anos sem comorbidades.
Em Portão, a prefeitura também cancelou a vacinação em razão da nota. Enquanto o município de Estância Velha suspendeu seu cronograma de aplicação de doses em adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades, previsto para iniciar no sábado (18). A nota emitida pela prefeitura afirma ainda que “a Secretaria de Saúde e a Vigilância em Saúde aguardam novo posicionamento do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde para, então, iniciar uma nova estratégia de vacinação”.
Em Sapiranga, a vacinação de adolescentes foi suspensa, porém, em razão da falta de imunizantes.
Já Novo Hamburgo, na mesma região, pretendia aplicar as doses na população a partir dos 12 anos, mas voltou atrás na decisão, mantendo apenas aqueles com 17 anos.
"Inicialmente, o Município iria vacinar jovens sem comorbidades a partir dos 12 anos, mas decidiu seguir o que foi pactuado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), de incluir somente os adolescentes de 17 anos no esquema vacinal. A decisão veio após o Ministério da Saúde voltar atrás nesta quarta-feira e não recomendar mais a vacinação de adolescentes sem comorbidades a partir dos 12 anos", diz nota divulgada pela prefeitura.
Taquara e Gravataí adotaram posicionamentos semelhantes: mantêm a imunização apenas para quem tem 17 anos. Na Região Metropolitana, Canoas mantém a vacinação para pessoas com 17 anos nesta quinta, no entanto, pretende avaliar se a campanha para este público continuará ou não na sexta (17).
As Secretarias da Saúde de Cachoeirinha e de Viamão também estão avaliando a manutenção da aplicação de doses em adolescentes de 17 anos. São Leopoldo e Alvorada, porém, pretendem manter a vacinação de pessoas com ou sem comorbidades desta faixa etária. Em Alvorada, na sexta-feira (17), dia de feriado municipal, a imunização segue até meio-dia.
Na Capital, a vacinação de jovens acima de 15 anos segue ocorrendo normalmente até o momento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que diz aguardar notificação oficial do Ministério da Saúde e da SES.
Caxias do Sul, na Serra, que vacina a partir dos 16 anos, prossegue com a imunização hoje e aguarda possíveis novas orientações da SES. Sapucaia do Sul deve seguir com a vacinação daqueles que já realizaram o agendamento. Já a prefeitura de Pelotas informa que ainda não recebeu orientação da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) sobre a situação e, por isso, mantém a aplicação de doses até os 17 anos.
Santa Cruz do Sul informou que vacinou até o horário de fechamento dos postos nesta quinta e aguarda a decisão do Estado para definir sobre sexta-feira. Situação semelhante à de Bagé, que imunizou jovens de 15 anos nesta quinta-feira.