A ampliação na faixa etária, mais uma vez, muda o cenário na fila de vacinação em Porto Alegre. Com a inclusão dos adolescentes de 15 e 16 anos, blusões coloridos e cabelos despenteados — propositalmente — passam a integrar a espera pelo imunizante contra covid-19. No posto Santa Marta, no Centro Histórico da Capital, Bernardo Martins Garcia Heredia, de 16 anos, vestia moletom com o brasão de Gryffindor, uma das quatro casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, instituição da franquia Harry Potter.
— Ele ama os filmes — afirma a mãe, a servidora pública Cláudia Araujo Martins, 52.
Aluno do primeiro ano do Ensino Médio, o garoto diz que pediu para se vacinar, mesmo perdendo o período da manhã no colégio.
— Eu assisto a aula depois. Vale se vacinar, é importante, pra daqui um tempo poder sair — dá o exemplo.
Cláudia garante que o filho foi cuidadoso durante a pandemia, evitando saídas, e inclusive servindo de exemplo para a família.
— Cuidado acima do esperado pra idade dele — complementa.
No Santa Marta, duas filas foram organizadas: a da primeira dose tinha em torno de 20 pessoas na abertura da unidade, às 8h. A de segunda dose, para todos os laboratórios, dobrava a esquina, ocupando a Avenida Mauá e a Rua Caldas Júnior. Os idosos de 70 anos, que buscam a dose de reforço, entram direto no posto, sem fila, prioridade devido à idade do grupo.
O Largo Glênio Peres, também no Centro, foi colorido por um ônibus que oferece testagem à população. Ao lado, a unidade móvel da Secretaria Municipal da Saúde atendeu os mesmos públicos. O atendimento estava previsto para começar às 9h, mas atrasou mais de 40 minutos. As equipes estavam no local, mas a caixa com as injeções chegou somente às 9h30.
Técnica em um escritório de contabilidade, Ana Caroline Dias de Castro, 23, ficou quase uma hora aguardando o começo da aplicação. Moradora da Lomba do Pinheiro, diz que não teve tempo para tomar nenhuma dose, até hoje.
— Não dava tempo antes, aí hoje vim aqui. Avisei no trabalho, eles deixam atrasar a chegada, porque é vacina — explica.
No posto Camaquã, zona sul da Capital, a fila foi ainda maior do que ontem, lotando o pátio e ultrapassando os portões. Parte do público que estava na rua não integrava o grupo contemplado para terceira dose - podem buscar o reforço quem tem 70 anos ou mais e que tenha completado as duas doses há seis meses, ou seja, vacinados até 11 de março, e pessoas com o sistema imunológico comprometido e que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias. A carteirinha e um documento de identidade são exigidos.
A rede de atendimento tem 57 pontos, sendo 19 farmácias, dois drive-thrus e 36 unidades de saúde. Destas, 30 terão vacinação em turno estendido.
Para receber a primeira dose, basta apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre.
Segunda dose
O intervalo de aplicação das doses da Pfizer/BioNTech é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até 22 de julho. A segunda dose da Pfizer será aplicada em 19 farmácias parceiras, 36 unidades de saúde, além do Largo Glênio Peres, Shopping João Pessoa, Bourbon Wallig e Barra Shopping Sul.
Com relação à segunda dose de CoronaVac/Butantan e AstraZeneca, será mantido o intervalo de 28 dias e 10 semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 17 de agosto (CoronaVac) e 6 de julho (AstraZeneca) já pode completar o esquema vacinal. Para a segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.
Confira o serviço desta quinta-feira (16)
- O quê: primeira dose contra a covid-19
Público: pessoas com 15 anos ou mais
Onde: em 36 unidades de saúde, 19 farmácias parceiras e quatro pontos de vacinação (Barra Shopping Sul, Bourbon Wallig, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa)
Endereços e horários: confira no link
- O quê: segunda dose da Coronavac/Butantan
Público: pessoas que receberam a primeira dose há 28 dias
Onde: em 15 unidades de saúde, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa
Onde: App 156+POA (agendas para a Unidade Bananeiras)
Endereços e horários: confira no link
- O quê: segunda dose da AstraZeneca/Oxford
Público: pessoas que receberam a primeira dose há 10 semanas
Onde: em 33 unidades de saúde, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa
Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim)
Endereços e horários: confira no link
- O quê: segunda dose da Pfizer/BioNTech
Público: pessoas que receberam a primeira dose há oito semanas ou mais
Onde: em 36 unidades de saúde, 19 farmácias parceiras e quatro pontos de vacinação (Barra Shopping Sul, Bourbon Wallig, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa)
Endereços e horários: confira no link
- O quê: terceira dose (dose de reforço)
Público: idosos com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose há seis meses ou mais e imunossuprimidos
Onde: em 36 unidades de saúde, 19 farmácias parceiras e quatro pontos de vacinação (Barra Shopping Sul, Bourbon Wallig, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa)
Endereços e horários: confira no link