Correção: são 23 casos confirmados de covid-19 no Hospital de Clínicas, e não 22, como publicado entre 12h43min e 16h25min desta segunda-feira (6). O texto já foi corrigido.
Já são duas mortes e 23 casos de covid-19 nos surtos de coronavírus identificados em uma unidade de internação e na creche para filhos de funcionários do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O óbito mais recente foi o de uma mulher com diversas comorbidades, sem chance de cura, ocorrido no final de semana.
O novo balanço da situação foi divulgado ao meio-dia desta segunda-feira (6). Na ala de internação, até agora, são seis funcionários com sintomas leves, que foram afastados do trabalho e estão em monitoramento, e oito pacientes – dois deles permanecem no Centro de Tratamento Intensivo, três ocupam leitos de enfermaria e um já recebeu alta.
Na creche, localizada em um prédio no mesmo terreno do hospital, há nove pessoas infectadas, incluindo um aluno. Todos os quadros são considerados leves e estão sendo observados.
As atividades foram suspensas na última sexta-feira (3), para a realização de ampla testagem, e devem ser retomadas na próxima quarta (8), quando todos os resultados devem estar concluídos.
Em agosto, o HCPA enfrentou outro surto de coronavírus, que ficou restrito a uma área administrativa, com oito colaboradores positivados para a covid-19. A diferença agora é que as infecções chegaram a um setor assistencial, envolvendo profissionais de saúde e pacientes.