Na manhã deste domingo (22), o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, confirmou mais uma morte e mais um novo caso em razão do surto de coronavírus que atinge a instituição. Ao todo, são 18 óbitos e 155 casos registrados.
A vítima é um homem de 32 anos que morreu na noite de sábado (21). Ele estava internado desde 14 de julho para tratar um quadro de tuberculose, com sequela pulmonar grave, chegando a ir para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em razão da piora do padrão ventilatório. Após a contaminação por covid-19, o homem foi reencaminhado à UTI em 9 de agosto, mas não resistiu às complicações da doença.
Do total de infectados, 91 são pacientes e 64 funcionários. Entre os pacientes, 11 estão em situação grave, internados na UTI do hospital — outros 32 ocupam leitos de enfermaria. Há apenas um colaborador do Hospital Conceição que está hospitalizado.
Outras duas instituições de saúde da cidade também registraram surtos da doença há pouco. O Hospital Vila Nova detectou dois surtos, em julho e agosto. No total, 29 pacientes e 18 funcionários se infectaram em duas unidades clínicas — 13 pacientes e um funcionário se relacionam à crise detectada neste mês. Na manhã deste domingo, o hospital confirmou que não há registro de novos contaminados e a instituição considera que o surto está encerrado.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) declarou na sexta-feira (20) que também define como controlada a situação na entidade. Oito funcionários da área administrativa testaram positivo e desenvolveram quadros leves.