O surto de coronavírus que atinge o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, registrou mais duas mortes e seis novos casos, de acordo com boletim divulgado no final da manhã deste sábado (21). Agora, já são 17 óbitos e 154 casos de covid-19.
As vítimas fatais mais recentes são dois homens que residiam na Capital: um deles, internado por infecção urinária, tinha 64 anos e histórico de câncer, e o outro, de 69 anos, sofria de problemas pulmonares e cardíacos prévios. Ambos completaram o esquema de duas doses de vacina contra a covid-19 e faleceram na manhã deste sábado.
Do total atual de infectados, 90 são pacientes e 64 são funcionários. Dez pacientes estão em situação grave, internados no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), e outros 33 ocupam leitos de enfermaria. Um colaborador do Conceição também está hospitalizado. Trinta pacientes receberam alta.
Até sexta-feira (20), o Conceição contabilizava 148 diagnósticos positivos — 88 pacientes e 60 colaboradores — e 15 óbitos.
Outras duas instituições de saúde da cidade também registraram surtos da doença há pouco. Depois da testagem positiva de oito funcionários de área administrativa, que desenvolveram quadros leves, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) declarou na sexta-feira que a situação está controlada.
O Hospital Vila Nova detectou dois surtos, em julho e agosto. No total, 29 pacientes e 18 funcionários se infectaram em duas unidades clínicas — 13 pacientes e um funcionário se relacionam à crise detectada neste mês. Até a manhã deste sábado, não havia novos registros.