O Hospital Conceição, em Porto Alegre, divulgou no final da manhã desta sexta-feira (20) o boletim diário com a atualização sobre o surto de coronavírus enfrentado na entidade. De ontem para hoje, foram registrados 12 novos casos de covid-19 e um óbito. Assim, já são 148 diagnósticos positivos da doença e 15 mortes.
A vítima fatal mais recente é uma mulher de 84 anos, com problemas cardíacos e neurológicos, que faleceu na tarde de quinta-feira (19). Ela havia sido imunizada com duas doses de vacina.
Do total de 148 casos, 88 são pacientes, e 60, funcionários do hospital. A situação mais delicada é a de 11 doentes internados no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Outros 37 pacientes e um colaborador ocupam leitos de enfermaria. Até quinta-feira, o surto contabilizava 14 óbitos e 136 casos de covid-19 (86 pacientes e 50 funcionários).
A análise das amostras de exames coletados comprovou, até agora, duas ocorrências da variante Delta do coronavírus, mais transmissível e identificada pela primeira vez na Índia. Trata-se de dois pacientes — um teve alta, o outro faleceu.
Mais duas instituições de saúde da cidade também registraram surtos recentes da doença. No Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), oito funcionários de área administrativa tiveram teste positivo e se recuperam de quadros leves. O HCPA já considera o surto encerrado.
Em julho e agosto, o Hospital Vila Nova detectou dois surtos de covid-19. No total, 29 pacientes e 18 funcionários foram infectados — 13 pacientes e um colaborador são referentes ao surto deste mês. Não há registro de novas ocorrências neste momento.