O governador Eduardo Leite anunciou em sua conta no Twitter, no começo da noite desta quarta-feira (4), a antecipação da aplicação de primeira dose de vacinas contra a covid-19 a toda a população do RS com 18 anos ou mais para 30 de agosto. A previsão anterior era estimada para 7 de setembro. A nova projeção foi possível a partir de estudos técnicos realizados pela Secretaria da Saúde (SES), com validação da estimativa efetuada em reunião do Gabinete de Crise na tarde desta quarta-feira.
Como o governo do Estado espera receber do Ministério da Saúde 1,7 milhão de doses dos imunizantes da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac para primeira e segunda aplicações, esse quantitativo é considerado suficiente para garantir a antecipação.
Segundo dados de acompanhamento vacinal, ainda falta vacinar 882 mil pessoas na faixa etária entre 18 e 39 anos. Ao todo, 6,3 milhões de gaúchos já receberam pelo menos uma dose de imunizante contra a covid-19. Na terça-feira (3), a prefeitura de Porto Alegre anunciou a mesma estimativa: vacinar os adultos até o final de agosto. Na Capital, a imunização atinge mulheres e homens de 27 anos ou mais nesta quinta-feira (05).
Segundo alerta da chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, é fundamental vacinar, no mínimo, 70% da população com duas doses ou mais para que se alcance a imunidade coletiva.