O céu está azul, o sol brilha e uma leve brisa sopra do Guaíba. Neste sábado (28), o cenário da orla descreve também o ambiente da vacinação em Porto Alegre. Pela primeira vez, a aplicação dos imunizantes está sendo feita no local turístico, em uma ação que integra a programação do Rolê da Vacina na Capital.
Uma grande tenda foi montada nos arredores da rótula João Belchior Marques Goulart, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, próximo do cruzamento com a Loureiro da Silva. São 12 estações de vacinação aplicando os imunizantes ao mesmo tempo, o que faz com que o tempo de espera não seja tão grande, apesar da intensa procura.
Com música, as pessoas aguardam pela imunização em duas filas, sendo que a procura é maior para quem busca a segunda dose - são oferecidos os imunizantes de Oxford/AstraZeneca e CoronaVac, além da primeira dose. Funcionários e estudantes auxiliam na orientação de quem veio procurar a imunização.
— O mais demorado foi a fila, uma meia hora. Mas a aplicação em si foi rapidinha, coisa de uns três minutos — conta o designer Cristian Garski, 30 anos, que recebeu a segunda aplicação.
Mikaelly Pereira, também com 30 anos, esperava na fila acompanhada do marido Matheus e da filha Maria Flor, dois anos. Ela veio tomar a segunda dose e chegou antes de a imunização começar:
— Chegamos às 10h30min e viemos direto para a fila. Vai demorar um pouquinho, mas é um alívio poder completar a imunização — conta a assistente de departamento pessoal.
A aplicação das doses começou às 11h e vai até as 17h - neste sábado, este é o único ponto de imunização na Capital. A ação conta com o apoio de estudantes da UniRitter, Factum, Sistema de Ensino Gaúcho (SEG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Para receber a primeira dose, é preciso ter 18 anos e apresentar documento com foto e comprovante de residente de Porto Alegre. Para a segunda, basta o documento e o registro da primeira dose.
No mesmo local, também está sendo disponibilizado o serviço de testagem rápida de HIV, além de orientações e distribuição de material informativo sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).