O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde) busca parcerias para ampliar o atendimento presencial no interior do Estado, interrompido pela pandemia. O Projeto Facilitadores está chamando prefeituras interessadas em oferecer auxílio aos usuários.
Neste momento, a única agência aberta no Estado é a de Bagé (Avenida Sete de Setembro, 1.270), na Região Sul, que na semana passada oficializou parceria. Em Porto Alegre, a retomada do atendimento presencial está em estudo, com previsão de ocorrer por agendamento a partir de setembro.
A ideia é atender pessoas com dificuldades no acesso digital ao serviço, com auxílio de um facilitador. Também tratarão das situações em que é preciso análise de documentação, com a digitalização e encaminhamento de solicitações por formulários.
Os funcionários indicados pelas prefeituras receberão treinamento e suporte da equipe do IPE Saúde.
— Há segurados que não têm familiaridade com as ferramentas digitais. Desta forma, as pessoas podem receber orientações para suas demandas e, aos poucos, se sentirem mais seguras para conhecer essas soluções — explica o diretor de Relacionamento com Segurados, Paulo Ricardo Gnoatto.
Mais de 80 mil atendimentos foram realizados diretamente pelo site do IPE Saúde, entre março de 2020 e junho de 2021. Por enquanto, os únicos canais de atendimento para todo o Estado são o digital, neste site (ipesaude.rs.gov.br/atendimento-digital) ou pelo telefone (51) 3210-5656.