O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), em Pelotas, inaugurou nesta quinta-feira (5) uma ala privativa que oferece um novo conceito de atendimento hospitalar no sul do Estado. Chamada de Nossa Senhora de Fátima, a ala é privativa, tem capacidade para até 32 leitos e proporciona uma experiência mais próxima de um hotel do que de uma instituição de saúde.
O local, que é pioneiro no sul do Estado, tem 18 quartos privativos e semiprivativos e atenderá apenas convênios e particulares. A hotelaria tem uma estrutura de alto padrão. O serviço de quarto está disponível todos os dias da semana, oferece dieta personalizada, assistência médica 24 horas por dia, além de wi-fi liberado e smart TV com streaming. O serviço também dispõe de estacionamento gratuito para os quartos privativos e de profissional mensageiro para auxiliar nas demandas do paciente.
— Colocar esse tipo de espaço em funcionamento é permitir que possamos gerar receitas e assim garantir a sustentabilidade do HU e, consequentemente, mais investimentos no setor público — explica Edevar Machado Júnior, diretor de Assistência do Hospital.
O novo espaço é uma alternativa de gerar uma nova receita no hospital, que é filantrópico e referência para mais de 20 municípios da região, atendendo cerca de 80% de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o começo da pandemia, o hospital está com as contas no negativo. Um dos principais motivos é a desatualização na tabela de valores do SUS. A nova ala surge como uma das estratégias dos gestores já pensando no pós-covid, que trará desafios importantes ao processo assistencial do hospital.