Em qualquer lugar do mundo, a noite de sexta-feira é sempre um dos momentos mais esperados pelos jovens — ávidos por festas, diversão e baladas. Mas é claro que a pandemia alterou boa parte dessas rotinas. Entretanto, em Canoas, uma ação da prefeitura está aproveitando o "espírito festeiro" dos jovens para uma boa causa: a vacinação contra a covid-19. Com DJ e artistas, um drive-thru realizou imunizações de pessoas jovens com 19 anos ou mais na noite desta sexta-feira (20).
O evento temático planejado pela prefeitura de Canoas começou às 20h desta sexta-feira e deverá durar 24h, ou enquanto durarem as doses. O palco é o Parque Eduardo Gomes, na área central da cidade. Enquanto a vacinação ocorre, artistas apresentam-se de forma voluntária para manter o astral e o espírito de festa dos jovens dentro dos carros e dos trabalhadores que atuam no local.
Com dois amigos no carro, o estudante de economia Vinicius Glener, de 21 anos, estava nervoso para se vacinar. Apesar disso, gostou do ambiente em formato de balada.
— Eu achei muito legal, eu achei maneiro. O problema é a agulha, eu estou com medo de desmaiar — brincou o jovem, arrancando gargalhadas dos amigos.
Por volta das 20h, quando a vacinação teve início, mais de 80 veículos estavam nas filas dentro do estacionamento do Parque Eduardo Gomes. Em um dos carros, a estudante de direito Bianca Ávila, de 19 anos, gostou do clima, com música, DJ e iluminação de "balada".
— Tá muito tri! Eu estou muito feliz, apesar da dor no braço. Lembrou muito de festa. Deu saudade de fazer festa — comentou ela, enquanto o DJ animava o público.
Apesar do clima festivo, algumas pessoas fizeram questão de lembrar da sobriedade do momento e dos riscos da pandemia. Mateus Machado Teixeira, de 21 anos, é estudante de economia na Universidade Uniasselvi.
— Teve vários acontecimentos na família. Perdi minha mãe. Ela não teve tempo de se vacinar. Não tem o que fazer, vamos à luta — comentou o jovem, emocionado.
Objetivo é atrair os mais jovens
A prefeitura de Canoas afirmou que o objetivo da Balada da Vacinação foi atrair uma faixa etária que não se vacinou em peso até o momento. Entre 30% e 40% do público da faixa etária entre 20 e 30 anos não está imunizado, conforme o prefeito Jairo Jorge. De acordo o secretário de saúde do município, Maicon Lemos, a ação temática tem intuito de aproximar as ações sanitárias do público jovem.
— Em tempos normais, a balada era um local deles. Agora, é tempo de consciência. Montamos uma estrutura com música. É um horário diferenciado, 24h de vacinação em um sábado, para que esses jovens se vacinem — destacou.
Mais de 50 pessoas estão envolvidas na ação de imunização, incluindo funcionários de vacinação e organizadores do cadastro. Seis equipes vão revezar-se ao longo das 24h de evento no Parque Eduardo Gomes.
Balada da Vacina
- Público: pessoas a partir de 19 anos
- Local: Parque Eduardo Gomes
- Horário: das 20h de sexta-feira (20) às 20h de sábado (ou enquanto durarem as doses)
- Documentação necessária: documento de identidade com foto e CPF e comprovante de residência