A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou à farmacêutica Janssen informações sobre o andamento dos estudos do laboratório que tratam de doses de reforço ou revacinação contra o novo coronavírus. O pedido foi feito na noite desta sexta-feira (20) e, segundo a agência, o intuito é verificar se há dados científicos e regulatórios para subsidiar a opção de permanecer com apenas uma dose de imunização.
O movimento da Anvisa ocorre no momento em que vários países discutem doses de reforço por conta do avanço da variante Delta. A cepa, originária da Índia, é mais transmissível e tem imposto desafios à vacinação.
A agência também solicitou que a empresa agende uma reunião com os técnicos da Anvisa para discutir dados disponíveis e também estudos em andamento, cronogramas e resultados interinos. Uma das possibilidades é a aplicação de uma dose de reforço do imunizante.
A vacina da Janssen possui esquema de uma dose e está autorizada para uso emergencial no Brasil.
Na última semana, a Anvisa solicitou reunião com o farmacêutica Pfizer para analisar a aplicação de uma dose de reforço para públicos considerados específicos. Vale frisar que o ciclo de imunização completa da Pfizer prevê duas doses.
A ação da Ansiva ocorre no momento em que vários países discutem doses de reforço por conta do avanço da variante Delta. A cepa, originária da Índia, é mais transmissível e tem imposto desafios à vacinação.