A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quarta-feira (25), a realização de ensaio clínico no Brasil da vacina INO-4800 contra a covid. O ensaio clínico é patrocinado pela empresa americana de Biotecnologia Inovio Pharmaceuticals, e o imunizante será administrado por via intradérmica (ID).
De acordo com a agência reguladora, o ensaio é de fase três, controlado por placebo. Um a cada três voluntários receberá o placebo para avaliar segurança, imunogenicidade e eficácia da candidata à vacina. No local de aplicação da vacina será utilizada uma técnica de facilitação para entrada do DNA no tecido celular (eletroporação) com um dispositivo próprio.
O estudo prevê aplicação de duas doses com intervalo de 28 dias em voluntários maiores de 18 anos. O protocolo estima a participação de 350 voluntários no Brasil, distribuídos entre os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Além do Brasil, o ensaio conta com 7.116 participantes na Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, México, Peru, Polônia, República Checa e Tailândia. Os estudos iniciais de fase um e dois foram realizados nos Estados Unidos, Coreia do Sul e China.