Um dia depois de a Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciar que os novos lotes de vacinas da Pfizer contra o coronavírus serão destinados aos adolescentes com comorbidades, as prefeituras começaram a organizar o esquema para atender esse público. Nesta quarta-feira (21), ao menos onze já divulgaram datas para início da imunização do grupo de 12 a 17 anos de idade.
Em Porto Alegre, o atendimento se inicia nesta quinta-feira (22) para os jovens de 15 a 17 anos. Na sexta-feira (23), serão vacinados quem tem entre 12 e 14 anos. A vacina estará disponível em seis unidades de saúde, das 8h às 17h. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o total de doses destinadas para o grupo é de 4,4 mil.
No Litoral Norte, Imbé se programa para começar a vacinar adolescentes na quinta e Torres, na sexta (23).
No Vale do Sinos, São Leopoldo foi o pioneiro na imunização dessa faixa. O município iniciou o atendimento há uma semana e, até agora, já foram 350 adolescentes imunizados e mil cadastrados. Já Novo Hamburgo abre para esse público na sexta, mediante agendamento que pode ser feito a partir desta quinta.
Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, também dará início à vacinação desse grupo na noite desta quinta, com atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro.
Na Fronteira Oeste, Uruguaiana anunciou que começará a vacinar o público de 12 a 17 anos nesta quinta-feira, no estacionamento do Posto Central. Haverá 456 doses disponíveis, informa a prefeitura, e adolescentes com autismo terão preferência na fila. Especialmente nesta quinta, os demais grupos de vacinação não serão atendidos no local, sendo direcionados a outras unidades de saúde do município.
Comorbidades abrangidas
Nesta quarta, a SES divulgou a lista das doenças que darão prioridade aos adolescentes entre 12 e 17 anos. Ao todo, foram incluídas sete condições, entre elas, obesidade grave, Diabete Mellitus e doenças neurológicas.
Confira a previsão de cada município:
- Porto Alegre: inicia na quinta-feira para os jovens de 15 a 17 anos. Na sexta-feira, serão vacinados quem tem entre 12 e 14 anos. A vacina estará disponível em seis unidades de saúde, das 8h às 17h: Bananeiras, Macedônia, Primeiro de Maio, Rubem Berta, Santo Alfredo e Tristeza.
- Campo Bom: começa entre quinta e sexta - data ainda em definição. Inicialmente, serão atendidas as pessoas de 15, 16 e 17 anos. Quando houver novas doses, a faixas dos 12 aos 14 será incluída.
- Gravataí: a vacinação do público entre 12 e 17 anos com comorbidades começa na sexta-feira (23), pela manhã. Os pontos de aplicação ainda estão sendo definidos e serão divulgados na quinta-feira (22) pelos canais oficiais da prefeitura.
- Imbé: começa na quinta, no Ginásio Municipal Engenheiro Floreal Sala, das 9h às 17h (sem fechar ao meio-dia).
- Novo Hamburgo: inicia na sexta. Atenderá somente pessoas que agendarem, a partir de amanhã, em qualquer uma das unidades de saúde e também na Casa de Vacinas, por telefone ou presencialmente. Os contatos podem ser obtidos aqui.
- Rio Grande: começa na segunda-feira (26), quando será vacinado quem tem 17 e 16 anos. Na terça-feira (27), é a vez dos jovens de 15 e 14 anos; na quarta-feira (28), a campanha abrange os adolescentes de 13 e 12 anos. A vacinação ocorre no Posto IV (na Avenida Major Carlos Pinto), das 14h às 16h. No site da prefeitura, a partir de quinta-feira (22) será disponibilizado um link para cadastro de vacinação à domicílio de crianças e adolescentes acamados ou com dificuldade de locomoção.
- Santa Cruz do Sul: campanha ocorre a partir de quinta-feira (22), no Centro Materno Infantil (Cemai). Os adolescentes com comorbidades devem fazer agendamento pelo fone (51) 3715-1546 para receberem a vacina contra a covid-19.
- Sapucaia do Sul: inicia na quinta à noite. Atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro.
- Torres: começa na sexta-feira e será sem agendamento. As aplicações são no Posto Volante, 8h às 12h e das 13h30 às 17h ou enquanto durarem os estoques.
- Uruguaiana: começa na quinta. A vacinação de adolescentes com comorbidades ocorre no estacionamento do Posto Central, das 8h às 19h ou até o fim da remessa (sem fechar ao meio-dia). Adolescentes com autismo terão preferência na fila.
- Viamão: começa na sexta-feira para jovens entre 12 e 17 anos, com comorbidades. O local onde ocorrem as aplicações é o Centro de Especialidades da Parada 44 (junto ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde), das 8h às 17h.
*colaborou Tiago Boff e Letícia Paludo