Quem busca a vacina contra a covid-19 neste domingo (18) em Porto Alegre encontra movimentação intensa no único ponto de imunização disponível, localizado no bairro Humaitá. A unidade móvel estacionada no SEST/Senat, na Avenida José Aloísio Filho, 695, está aplicando as doses no público de 35 anos ou mais desde as 9h. A mobilização segue até as 13h.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), há grande procura no local, o que faz com que sejam formadas filas em alguns momentos. Por volta das 11h, no entanto, a espera ficava em torno de 20 minutos, e quem estava aguardando conseguia receber a aplicação da vacina rapidamente.
No total, são seis pontos de aplicação da primeira dose no local. Além de ser oferecida para pessoas com 35 anos ou mais, é ofertada a outros grupos já contemplados na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; gestantes e puérperas; e funcionários de escolas de todas as redes e de todos os níveis de ensino, desde o infantil ao superior.
Para a segunda dose, há apenas uma estação de aplicação no local. São oferecidas as vacinas de Oxford/AstraZeneca para quem recebeu a primeira há mais de 10 semanas e também a CoronaVac, disponibilizada a quem já completou 28 dias da primeira aplicação. A da Pfizer não está sendo ofertada para segunda dose neste domingo devido à necessidade de preparação especial, que não pode ser feita na unidade móvel.
Os documentos necessários para a primeira dose são documento de identidade com CPF e comprovante de residência do município de Porto Alegre. Os profissionais da saúde ou da educação devem apresentar vínculo de trabalho, e o grupo das comorbidades precisa levar documento que comprove a condição (exceto Síndrome de Down). Gestantes podem apresentar a carteira do pré-natal. Para a segunda dose, é necessário levar o documento de identificação e a carteira com o registro da primeira aplicação.
Na segunda-feira (19), a vacinação será ampliada para as pessoas com 34 anos ou mais em Porto Alegre. Na terça (20), será a vez das pessoas com 33 anos ou mais.