O Rio Grande do Sul chega ao fim de mais uma semana com queda em um dos principais indicadores de análise da pandemia: o total de pacientes internados com covid-19 em leitos clínicos. A queda ao longo da semana é de 14,6%, com 2.152 pessoas internadas nesses leitos na tarde desta sexta-feira (25).
O pico mais recente dessa curva foi registrado em 2 de junho. Desde então, a queda é de 26,2%. O patamar atual, porém, ainda é elevado. Na comparação com o início do ano, o Estado tem 138% a mais de internados com covid-19 em leitos clínicos. Na comparação com o pior momento de 2020, o indicador atual é 54,4% mais grave.
Nas unidades de terapia intensiva (UTIs), também há redução, mas mais discreta. O Estado contabiliza, nesta sexta, 1.698 pessoas com a doença em estado grave nesses leitos de alta complexidade – baixa de 7,2% em uma semana. Desde o último pico, a queda é de 10,7%.
O número atual de internados em UTIs também é elevado. No pior momento de 2020, no fim de dezembro, havia 986 pessoas com a doença nesses leitos.
A alta demanda de leitos por pacientes com covid-19 ainda pressiona o sistema estadual de UTIs. Das 21 regiões do Estado, 11 estão com ocupação acima de 90% nesta sexta. Estão no nível crítico as zonas de Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Rosa, Lajeado, Caxias do Sul, Uruguaiana, Guaíba, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta e Pelotas.