A pesquisa que avalia a eficácia e segurança de um novo imunizante contra a gripe desenvolvido pelo Instituto Butantan agora passa a contar também com crianças e adolescentes de três a 17 anos de idade. Até então, somente adultos e idosos haviam sido contemplados nos estudos clínicos.
O imunizante tetravalente está sendo testado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde o mês passado. Nessa nova etapa, serão selecionadas crianças de três a oito anos que nunca tenham tomado a vacina da gripe e jovens de nove a 17 anos que não tenham se vacinado em 2021 nem no ano passado.
No Estado, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também participa da pesquisa. Ao todo, no país, são 6,5 mil voluntários em 11 centros de pesquisa. O objetivo é ampliar a proteção da vacina contra gripe, principalmente em pessoas com maior risco de agravamento da doença.
Interessados em participar como voluntários precisam agendar uma avaliação pelo telefone (53) 3284-4981, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Centro de Pesquisas Clínicas da UFPel fica no bloco III do Hospital Escola, na Rua Almirante Guilhobel, 221, próximo à estação rodoviária.