Pessoas recuperadas da covid-19 em Pelotas ganharam um local para tratar possíveis sequelas deixadas pela doença. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) passou a oferecer, desde o início do mês, um ambulatório de atendimento especializado em tratar essas consequências.
A iniciativa foi promovida pelo curso de Terapia Ocupacional da universidade e conta com a participação dos próprios alunos ligados ao projeto de extensão, além de estudantes que cursam as disciplinas de estágio, ambos com supervisão constante de professores.
As sessões são gratuitas, realizadas semanalmente de forma remota, e duram entre 40 minutos e uma hora. Podem receber o atendimento pessoas recuperadas da doença, mas que sigam apresentando ausência de olfato e paladar, cansaço, problemas de memória, entre outros.
De acordo com a UFPel, como não há orientações específicas dos órgãos de saúde sobre como lidar com pacientes pós-covid, todas as ações feitas no tratamento são baseadas em manuais já estabelecidos nas normas médicas. Inclusive, a ideia do ambulatório é, também, reunir informações sobre como os pacientes reagem e elaborar protocolos mais específicos.
Como se inscrever
Há vagas disponíveis no ambulatório para pessoas que desejam receber tratamento pós-covid e/ou que queiram ser monitoradas de acordo com os sintomas que perdurem por mais tempo.
- (53) 3284-3286
- projetocovida.ufpel@gmail.com
- Redes sociais: @covida.ufpel