Pacientes que recebem insulina pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não estão tendo acesso à substância por meio da Farmácia de Medicamentos do Estado.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a insulina está em falta. A compra, sustenta a SES, é feita pelo Ministério da Saúde (MS), que deveria ter entregue em junho lote para atender a demanda dos próximos três meses e isso não ocorreu.
Em nota enviada a GZH, o Ministério da Saúde, no entanto, informou que a demanda de insulina análoga para atendimento do segundo trimestre de 2021 foi atendida com base na lista de pacientes que a SES enviou à pasta.
A pasta reitera ainda que foram entregues 13,8 mil unidades da substância em 23 de abril, “não restando pendência para o trimestre vigente”.
Ainda conforme o ministério, e-mails foram enviados aos Estado em 18 de março, informando sobre a disponibilidade de quantitativo dessa insulina para doação, para complemento da demanda. A pasta sustenta que a SES, no entanto, “não respondeu ao e-mail e não apresentou interesse nos lotes de insulina”.