O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, previu nesta segunda-feira (31) que até o fim do ano a totalidade da população brasileira estará imunizada contra a covid-19. Ele fez a estimativa durante o Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF), um evento internacional sobre atração de investimentos estrangeiros, organizado por Apex-Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e governo federal.
— Teremos todos os cidadãos imunizados em nosso país até o fim do ano — disse.
O ministro afirmou ainda que tem buscado expandir ações de enfrentamento da covid-19 no Ministério da Saúde com três focos: acelerar a campanha de vacinação, garantir a assistência à saúde aos que foram afetados pela doença e reforçar medidas sanitárias.
Segundo Queiroga, a expansão contínua da vacinação contribui para melhora da previsão de crescimento da economia do país. Conforme ele, "cada 10% da população vacinada aumenta em 0,13 ponto porcentual as projeções de crescimento".
Queiroga disse ainda que o governo está lançando um programa de testagem para ampliar sistematicamente os exames de covid no país, principalmente em áreas chave como escolas.
— As medidas de controle de circulação do vírus visam garantir sociedade e economia funcionando de forma segura — completou.