As vacinas atualmente disponíveis e aprovadas são, até o momento, eficazes contra "todas as variantes do coronavírus" — afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (20), fazendo um apelo para a continuidade de ações prudentes frente à covid-19.
Apesar da melhora da situação sanitária na Europa, a covid-19 ainda não permite retomar de maneira segura as viagens internacionais por "uma ameaça persistente e por novas incertezas", advertiu o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge.
— É uma ameaça imprevisível — afirmou Catherine Smallwood, responsável pelas situações de urgência da OMS na Europa. — A pandemia não terminou — frisou.
Segundo dados da instituição, no conjunto da região (que alcança até uma parte da Ásia Central), o número de novos casos caiu 60% em um mês, passando de 1,7 milhão em meados de abril para 685 mil na semana passada.
— Estamos na direção certa, mas temos de nos manter vigilantes (...) O aumento da mobilidade, das interações físicas e das reuniões pode levar a um aumento da transmissão na Europa — insistiu o diretor regional, lembrando que as viagens essenciais permanecem autorizadas.
A redução das restrições sociais precisa acontecer em paralelo a um aumento da detecção, do rastreamento e da vacinação.
— Não há risco zero — frisou Kluge. — As vacinas são, talvez, uma luz no fim do túnel, mas não podemos nos deixar cegar por esta luz — completou.