Os técnicos que integram o Grupo de Trabalho (GT) da Saúde, que avalia a situação da pandemia no sistema de monitoramento "3As", do governo do Estado, recomendaram o envio de alertas de que a situação piorou em quatro regiões do Estado. Os alertas são o segundo grau de risco em uma escala que vai até três (veja no gráfico abaixo).
Segundo o Piratini, as indicações representam "uma tendência grave em relação à propagação do coronavírus e pressão no sistema hospitalar tanto em leitos clínicos como de UTI".
O GT entende que precisam receber os alertas as regiões de Palmeira das Missões, Erechim, Santa Rosa e Uruguaiana (veja os municípios abaixo). Agora, cabe ao Gabinete de Crise, composto por técnicos e pela área política, confirmar ou não a recomendação — uma reunião sobre o assunto está marcada para a manhã desta quinta, e uma posição deve ser conhecida por volta das 12h.
Caso confirmados os alertas, as regiões que os receberem terão 48 horas para elaborar um plano visando a redução dos indicadores. O plano apresentado, depois, é novamente avaliado pelo governo do Estado, para verificar se concorda ou não com o que foi proposto.
Os técnicos da saúde também enviaram "avisos", primeiro grau de risco e que não depende de chancela do Gabinete de Crise, para a região de Bagé e um novo para a de Caxias do Sul, que já havia recebido o comunicado na terça (18).
Os dados e as informações que levaram os técnicos a tomarem as decisões pelos avisos e recomendações de alertas só serão divulgados após o término da reunião do Gabinete de Crise.
Cinco alertas na terça
Na primeira rodada de divulgação do estágio da pandemia no Rio Grande do Sul sobre o sistema 3As, na terça-feira (18), o governo gaúcho emitiu alertas a cinco regiões em razão do maior nível de risco diante da covid-19. Foram incluídos nessa categoria os municípios das regiões de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo.
Os municípios das regiões citadas:
Palmeira das Missões
Alpestre, Ametista do Sul, Barra do Guarita, Barra Funda, Boa Vista das Missões, Bom Progresso, Braga, Caiçara, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Coronel Bicaco, Cristal do Sul, Derrubadas, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Erval Seco, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Gramado dos Loureiros, Iraí, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Miraguaí, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Redentora, Rodeio Bonito, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Seberi, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Palmeiras, Três Passos, Trindade do Sul, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha.
Erechim
Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Charrua, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Nonoai, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, Rio dos Índios, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos.
Santa Rosa
Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Paulo das Missões, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.
Uruguaiana
Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambara, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana.