Com a pressão pela imunização de professores em meio ao retorno das atividades presenciais em todo o Rio Grande do Sul, ao menos 10 municípios gaúchos já começaram a aplicação de doses da vacina contra a covid-19 em profissionais da educação.
Conforme levantamento de GZH, seis cidades já haviam aplicado a vacina nos últimos dias, sendo que parte delas chegou, inclusive, a finalizar a imunização (Campo Bom, Restinga Seca, Cachoeira do Sul, Esteio, Nova Roma do Sul e São Leopoldo). Quatro começaram a aplicar doses em trabalhadores da área na manhã desta quinta-feira (13): Cachoeirinha, Canoas, Gravataí e Santa Cruz do Sul.
A prefeitura de Lajeado inicia a vacinação da categoria ainda na tarde desta quinta. Já Bagé, Novo Hamburgo, Viamão e Chuí projetam o começo do processo para os próximos dias.
A faixa e as redes de ensino contempladas variam de cidade para cidade. Parte delas imuniza somente professores, e outra parte estende as doses para demais trabalhadores das escolas.
Na última terça (11), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) decidiu orientar as prefeituras gaúchas a antecipar a vacinação contra covid-19 para profissionais da educação das redes municipais, estadual e privada. Nesta quarta (12), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) orientou municípios que tiverem doses remanescentes a imunizarem três novos grupos, incluindo trabalhadores da educação.
Na manhã desta quinta (13), no entanto, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu o pedido liminar para suspender os efeitos da resolução que autorizava a vacinação contra a covid-19 de trabalhadores da educação em Esteio. No texto, Toffoli diz que o município deve observar as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Até então, as vitórias judiciais da prefeitura de Esteio davam segurança a outros municípios. Assim, parte das prefeituras pode ter de reavaliar seus cronogramas nos próximos dias.
Cidades que já vacinaram profissionais da educação ou já iniciaram o processo
Cachoeirinha
A vacinação começou nesta quinta-feira (13) para professores da Educação Infantil da rede municipal. Depois, serão incluídos professores de outras séries que estejam na ativa nas redes municipal e conveniada, estadual (em Cachoeirinha) e privada.
A aplicação das doses está disponível nas unidades de saúde ESF Carlos Wilkens, UBS Décio, ESF José Ari, ESF José Ramos, UBS Ildo Caçapava, ESF Jardim Betânia.
É necessário apresentar uma declaração devidamente preenchida, que será entregue pela Secretaria Municipal da Educação (para rede municipal e conveniada) ou diretamente nas escolas (para a rede pública estadual e privada). Também é necessário apresentar o documento de identidade original e com cópia.
Canoas
A imunização de profissionais da educação da rede municipal começou nesta quinta-feira (13). A etapa inclui tanto professores quanto trabalhadores de outros setores.
Nesta quinta e sexta, serão imunizados os profissionais da Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Na próxima segunda (17) e terça (18), as doses serão aplicadas em trabalhadores ligados ao 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com o prefeito, Jairo Jorge, 2,5 mil servidores devem receber as doses que sobram da imunização dos grupos que estão sendo vacinados.
— O que estamos usando não afeta os estoques, pois são as sobras. Não estamos mexendo na ordem. É diferente de Esteio. As agulhas e seringas também foram compradas com recursos nossos, não do governo federal. Antes de começar, eu busquei aprovação do Conselho Municipal de Saúde, me amparei em um instrumento de controle social — disse o prefeito.
A aplicação é feita nas escolas, conforme o quadrante de cada instituição. É possível consultar os locais no site da prefeitura.
Ainda não há calendário previsto para os profissionais das redes estadual e privada. O prefeito disse aguardar autorização para avançar nesses grupos.
Gravataí
Professores da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede municipal começaram a ser vacinados nesta quinta-feira (13). A aplicação das doses ocorre no drive-thru da General Motors (GM), das 9h às 16h. É necessário levar documento com foto, carteira de vacinação e declaração padrão emitida pela Secretaria Municipal de Educação.
Por enquanto, apenas professores da rede municipal estão sendo imunizados. Ainda não há calendário previsto para profissionais de outras áreas, nem de escolas estaduais e privadas. Segundo a prefeitura, a vacinação será ampliada à medida em que forem chegando mais doses.
Santa Cruz do Sul
A prefeitura começou a vacinação nesta quinta-feira (13). Nesta primeira etapa, as doses estão restritas a professores, monitores, atendentes e estagiários da Educação Infantil, das redes municipal e privada. A rede estadual não entra nesta etapa, pois atende apenas alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.
Segundo o Executivo, a priorização da Educação Infantil se deve ao fato de os profissionais estarem diariamente em contato com as crianças pequenas, que não usam máscaras e que têm mais dificuldade de cumprir medidas de distanciamento.
A aplicação das doses ocorre no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. É necessário levar documento de identificação com foto e comprovação do cargo e vínculo profissional, como carteira de trabalho, contracheque ou folha de pagamento, contrato do CIEE ou declaração assinada pelo diretor da escola.
A ampliação para profissionais de outros setores da educação, como cozinha e transporte, ocorrerá de acordo com a disponibilidade de doses.
Campo Bom
A imunização de profissionais da educação, que inclui professores e trabalhadores da cozinha, faxina e setor administrativo, começou na quarta-feira (12). Até sexta, a expectativa é aplicar as doses em cerca de 1,8 mil trabalhadores de todas as redes.
A vacinação ocorre diretamente nas escolas, de acordo com um itinerário pré-definido seguido por equipes volantes. Na cidade, a prefeitura já abriu imunização para todos os grupos prioritários que estavam na frente dos profissionais da educação no plano nacional. Conforme o Executivo, houve baixa procura entre as pessoas com comorbidades.
Restinga Seca
A prefeitura está vacinando apenas professores da rede municipal com as doses remanescentes, que sobram no fim do dia. Quando há sobra, eles são acionados para irem aos postos de vacinação, para que a dose não seja descartada.
A ação começou nesta quarta-feira (12) com 20 professores, e deve seguir nesta quinta (13) com mais 20. Os docentes são chamados em ordem decrescente de idade, por telefone, para receber a chamada "quebra de doses".
Por enquanto, apenas a rede municipal é contemplada.
Cachoeira do Sul
Pelo menos 1,3 mil profissionais da educação já receberam a primeira dose desde o último sábado (8). Segundo a prefeitura, praticamente todos os que atuam em sala de aula estão imunizados.
Professores, profissionais das escolas e motoristas escolares são imunizados. São contempladas as redes pública e privada, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Os locais de vacinação variam conforme o dia, de acordo com a imunização de outros grupos. Os professores também podem procurar o Sindicato dos Professores Municipais (Siprom).
Esteio
A prefeitura já realizou dois dias de vacinação, um para a rede municipal e outro para a rede estadual e privada. Nestes dois dias, 945 profissionais da educação foram vacinados, todos com 40 anos ou mais.
Nesta quinta-feira (13), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Fedral, decidiu que o município deve observar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 e, portanto, não pode antecipar a imunização de profissionais da educação.
A prefeitura vai recorrer da decisão. Por enquanto, a vacinação para trabalhadores da área está suspensa.
Nova Roma do Sul
Professores, funcionários e motoristas do transporte escolar foram vacinados na última segunda-feira (10). A imunização ocorreu dentro das escolas — duas municipais e uma estadual (não há instituição privada na cidade).
Conforme a prefeitura, todos já foram imunizados. Apenas sete aguardam prazo após contágio por covid-19.
São Leopoldo
A prefeitura está usando as doses remanescentes, que sobram ao fim do dia, para vacinar trabalhadores da área da educação, incluindo professores e funcionários. A imunização começou no último dia 4 de maio.
Inicialmente, apenas trabalhadores da Educação Infantil estão contemplados, tanto da rede pública quanto da rede conveniada e particular. A ordem de prioridade é estabelecida pelas escolas em região de maior incidência de casos — quando as doses estão disponíveis, os profissionais são contatados pela prefeitura.
Cidades que planejam iniciar a imunização de profissionais da educação
Lajeado
A imunização começa nesta quinta-feira (13), às 16h30min. O primeiro grupo agendado é de 80 profissionais de educação básica das redes municipal, estadual e privada, que irão até o posto de saúde do Centro.
Inicialmente, podem se vacinar professores, recreacionistas, secretários e monitores que tenham alguma comorbidade. Na lista de cadastrados, a ordem de priorização é por comorbidades e depois por idade, desde que tenham contato com crianças (ou seja, estejam em sala de aula). Há previsão de vacinação de trabalhadores de outras áreas nas escolas, mas ainda não há calendário.
Bagé
O início da vacinação dos professores e dos trabalhadores das escolas de Educação Infantil das redes pública e privada está marcado para sexta (14) e sábado (15). A imunização será realizada no Centro Educacional Melanie Granier.
Há uma faixa de horário definida para trabalhadores de cada uma das escolas. Inicialmente, estão sendo contempladas as que demandam menor número de doses.
Novo Hamburgo
A prefeitura decidiu antecipar a vacinação de professores. A partir da próxima segunda-feira (17), poderão se vacinar professores da Educação Infantil, que atendem crianças de 0 a 5 anos, das redes municipal, estadual e privada. A justificativa é que este é o grupo de crianças que têm mais dificuldades em seguir os protocolos de prevenção à covid-19.
Os professores poderão procurar o drive-thru da Fenac, das 9h às 17h. É necessário levar documento com foto, carteira de trabalho ou contracheque (holerite) e declaração padrão do diretor da escola, atestando que o profissional é professor da Educação Infantil.
A data de vacinação para os professores do Ensino Fundamental e Médio seguirá conforme o avanço da imunização das comorbidades: a cada ampliação da faixa etária, será incluído um novo grupo de docentes, mas não é necessário ter a mesma idade que o grupo das doenças crônicas.
Os da Educação Infantil foram incluídos neste grupo de comorbidades de 40 anos a 59 anos. Os de Ensino Fundamental serão imunizados com o grupo das comorbidades de 33 a 39 anos. Os de Ensino Médio acompanham quem tem doenças crônicas e idades entre 25 a 32 anos. Os de ensino profissionalizante, superior e EJA, com o grupo das comorbidades de 18 anos a 24 anos.
Por enquanto, a imunização é restrita para professores. Os demais profissionais da área não estão incluídos.
Viamão
A vacinação de professores e profissionais da educação começa na próxima segunda-feira (17) no Centro de Especialidades, que fica ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, na parada 44, das 8h às 17h. Por enquanto, apenas a rede municipal está contemplada.
Na segunda-feira, podem se vacinar os professores do Ensino Fundamental I. Na terça, os professores do Ensino Fundamental II e da Educação Infantil. Na quarta, será a vez das equipes diretivas, coordenações, supervisões, funcionários de apoio e motoristas do transporte escolar. Além do documento com foto, é necessário levar o contracheque.
Profissionais de escolas estaduais, Instituto Federal e escolas privadas serão incluídos em outro calendário.
Chuí
A prefeitura planeja iniciar a imunização de profissionais da área no próximo dia 19. Por enquanto, ainda são feitos estudos para definir quem poderá receber as doses.
*Colaboraram Amanda Boeira, Camila Kosachenco, Frederico Feijó, Ian Tâmbara e Noele Scur.