O Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Porto Alegre, está com a sala de espera, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a ala de internação clínica completamente repaginadas. A ambientação, inspirada na obra do poeta gaúcho Mario Quintana, tem como objetivo tornar a passagem dos pequenos pacientes mais lúdica e interativa. A inauguração dos espaços será realizada na sexta-feira (23).
O projeto teve um custo de R$ 1,1 milhão e contou com a ajuda de parceiros, que desenharam toda a temática dos ambientes sem cobrar por isso. De acordo com Fernando Lucchese, diretor do Hospital da Criança Santo Antônio, os esforços depositados foram centrados no conforto e no acolhimento dos pacientes, já que muitos pequenos ficam apreensivos ao irem para uma unidade de saúde.
— Queremos que as nossas crianças e adolescentes, que buscam no Santo Antônio o restabelecimento da sua saúde, sintam-se extremamente confortáveis e à vontade em nossos espaços, fazendo com que o fator do ambiente em que estejam inseridos seja o mais positivo, dentro do possível, e que levem daqui a lembrança de um lugar acolhedor e feito especialmente para eles — diz.
Entre as alterações feitas para agradar às crianças, estão desenhos produzidos pelo artista plástico Gusco, inspirados nas obras de Quintana, especialmente no livro Lili Inventa o Mundo. No corredor de acesso à principal entrada do estabelecimento, os pequenos e os adolescentes deparam com Lili e seus parceiros realizando atividades do cotidiano infantil, reforçando a estética não hospitalar do local.
O hall principal não foi esquecido, onde foi criado um ambiente com livros e televisão, com foco na descontração antes das consultas. Já no hall de entrada, é possível ver ilustrações que mostram o que a imaginação da personagem protagonista é capaz de fazer, como transformar sucata em animais fantásticos, por exemplo.
As transformações prosseguem pelas áreas dos consultórios médicos. No quarto andar, onde fica a UTI, cada box de internação foi ilustrado com um dos 30 animais nativos do Estado. A outra UTI do hospital, no subsolo, foi decorada com 10 pássaros do Rio Grande do Sul, que estão desenhados em cada leito. Por fim, o sétimo andar da unidade, dedicado à internação clínica, mostra 20 animais da fauna marítima.
Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, o Hospital da Criança Santo Antônio realiza, por ano, 140 mil consultas, mais de 6 mil cirurgias e 10 mil internações, e é referência em tratamentos e procedimentos de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas. Em torno de 70% do seu volume assistencial é direcionado aos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).