Uma doação de R$ 15 milhões, feita pela família Gerdau Johannpeter, possibilitará o início das cirurgias robóticas na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Os recursos foram usados para adquirir o robô Da Vinci XI.
— Trata-se de um robô completo, capaz de realizar cirurgias de altíssima complexidade, somando diversos benefícios aos nossos pacientes, como a diminuição da dor pós-operatória, redução do risco de infecção e de sangramento, aliados a maior precisão cirúrgica — explica o diretor médico da Santa Casa, Antônio Kalil.
Localizado no Hospital São Francisco, o centro de simulação do Instituto de Cirurgia Robótica irá treinar médicos cirurgiões de todo o país, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
O diretor-geral da Santa Casa, Julio Matos, comemora:
— É um grande marco para o nosso hospital, e, consequentemente, para aqueles que confiam na nossa instituição para o restabelecimento da sua saúde.
O serviço entra em operação nas próximas semanas e terá o nome de Instituto de Cirurgia Robótica Helda Gerdau Johannpeter.