Pelotas planeja imunizar todos os idosos acima de 60 anos até a metade do mês de abril. A meta ainda depende das novas remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Enquanto as doses não chegam, a prefeitura iniciou a logística para ampliar a vacinação no munícipio e começou a contar com o apoio do Exército.
O modelo de vacinação no município está rendendo elogios pela organização e pela rapidez. A estrutura montada no Centro de Eventos consegue atender diariamente mais de 2 mil pessoas. As equipes do Exército fazem o cadastro e a primeira triagem, e o atendimento conta com guardas de trânsito, guarda municipal e estudantes de cursos da área da saúde. Além disso, o local disponibiliza banheiros, água e até apresentações musicais.
— São muitas manifestações de emoção e reconhecimento pelo trabalho das equipes envolvidas na vacinação contra a covid-19 em Pelotas. Vamos em busca da imunização de todos os pelotenses — afirmou a prefeita Paula Mascarenhas, em uma postagem nas redes sociais.
A imunização em Pelotas também está sendo realizada em sete escolas municipais de diferentes bairros. A intenção é contemplar as diferentes regiões da cidade com vacinação e evitar aglomerações.
No desejo de ampliar a aplicação dos imunizantes, a prefeitura irá requisitar mais alunos voluntários para universidades e escolas técnicas, afim de que sejam montadas equipes maiores e para que possa haver um rodízio maior entre os profissionais. A secretaria de saúde ainda tenta a contratação emergencial de mais enfermeiros e técnicos de enfermagem para reforçar as equipes.
O município já aplicou mais de 42 mil doses, sendo 32 mil na primeira dose e 10 mil na segunda.