Pelo segundo dia seguido, a quinta vez em 12 dias, o recorde de internações por covid-19 é quebrado em Santa Maria. Nesta quinta-feira (4), são 213 pacientes hospitalizados ao total. Na quarta (3), eram 200. Atualmente são 77 pacientes em UTI, três a menos do que na quarta, quando todos os leitos estavam ocupados. Já nos leitos clínicos, houve alta pelo oitavo dia seguido. São 136 pessoas baixadas, contra 120 ontem. Com isso, a ocupação dos leitos intensivos está em 96,2% e dos leitos comuns em 77,2%.
Considerando o número total de internados, em comparação com 15 dias atrás, o aumento é de 51%. Só nos leitos clínicos, neste mesmo período, as internações cresceram 86,3%.
Além disso, na quarta-feira, a prefeitura de Santa Maria recebeu a confirmação de mais duas mortes relacionadas à covid-19. Com isso, o número total de óbitos chega as 262.
Uma das vítimas é uma mulher de 60 anos. Ele foi internada na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) na terça-feira (2) e acabou morrendo na quarta. Ela tinha histórico de diabetes e hipertensão arterial sistêmica.
A outra vítima é um idoso de 92 anos. Ele estava internado desde o dia 20 de fevereiro no Hospital Regional e acabou morrendo na terça-feira. Ele tinha registro de doença cardiovascular crônica e hipertensão arterial sistêmica.
Conforme o boletim epidemiológico da prefeitura de Santa Maria, são 18.805 casos confirmados de coronavírus. Desses, 15.964 já são considerados curados, o que dá um índice de recuperação de 84,8%. Além disso, há 1.086 casos considerados ativos, ou seja, pessoas que estão com o vírus no organismo e podem transmiti-lo.