A manhã de sábado (6) foi de movimento baixíssimo pelas ruas das principais praias do Litoral Norte, onde decretos municipais mais restritivos entraram em vigor. Com pequenas variações, os municípios adotaram medidas mais duras de contenção ao coronavírus neste fim de semana.
A adesão às normas pode ser percebida desde a RS-030, entre Osório e Tramandaí, onde as tradicionais lancherias e tendas de frutas permaneciam fechadas.
Em Tramandaí, o decreto entrou em vigor às 20h de sexta-feira (5) e permanece até as 5h de segunda (8). Por lá, as ruas do centro estavam vazias e todo o comércio de portas fechadas, com exceção das farmácias, que podem receber clientes. No município, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Secretaria de Indústria e Comércio e Brigada Militar estão efetuando as fiscalizações. Das 20h de ontem até as 12h de hoje, sete estabelecimentos foram abordados e dois interditados. Na orla, o movimento de pessoas era um pouco maior, com indivíduos caminhando ou pedalando.
Na vizinha Imbé, a situação era semelhante: pouca gente transitava pela Avenida Paraguassu, que concentra boa parte do comércio. Embora abertas, as farmácias só podem fazer teleatendimento ou atender os clientes na porta. Restaurantes e lancherias só podem operar por telentrega, sem possibilidade de pegue-leve ou drive-thru.
Em Capão da Canoa, onde o decreto municipal passou a vigorar à 0h de sábado e se estende até as 23h59min de domingo, a circulação de pessoas era baixa nas ruas de comércio, no entanto, a beira da praia tinha movimentação maior antes das 12h. Em algumas praças, inclusive, havia pessoas sentadas à sombra das árvores. No município, supermercados, restaurantes, lancherias e padarias têm permissão para atender apenas por sistema de telentrega. Foram fiscalizados entre sexta-feira e hoje mais de 450 estabelecimentos, e em 40 deles os responsáveis receberam a orientação para encerrar as atividades.
Em Torres, as restrições começaram às 20h de sexta e seguem até meia-noite de domingo.