A prefeitura de Porto Alegre recebeu 30 ventiladores pulmonares, na manhã desta quinta-feira (11), para auxiliar no tratamento de pacientes internados em unidades de tratamento intensivo (UTI). A aquisição e o envio dos aparelhos estão sob a responsabilidade do Instituto Cultural Floresta (ICF), uma instituição sem fins lucrativos.
A primeira leva dos equipamentos foi distribuída da seguinte maneira: 15 foram destinados ao depósito da rede municipal de saúde na Santa Casa, 10 foram encaminhados ao Hospital Mãe de Deus e cinco ao Hospital Independência.
Ao chegarem na Santa Casa, os respiradores passarão pelo processo de montagem e calibragem. Feito isso, os aparelhos serão enviados para demais hospitais da Capital, conforme avaliação da prefeitura e necessidade de cada instituição, explica a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ainda de acordo com a pasta, a liberação dos ventiladores pulmonares é imediata após a avaliação técnica. E isso deve levar, aproximadamente, 24 horas
Angelo Chaves, diretor-técnico do Hospital Independência, afirma que os aparelhos vieram em ótimo momento e que se ajustam as necessidades urgentes da instituição.
— São bem os respiradores que precisamos. Ou seja, mais completos. Agora, teremos mais condições de salvar mais vidas. Com a pandemia, a demanda está muito alta e tivemos que colocar leitos extras, só que precisávamos completá-los. Recebemos alguns suportes de ventilação na segunda-feira (8), via Ministério da Saúde. Mas, agora, com a chegada desses outros cinco respiradores conseguiremos completar, por enquanto, todos nossos leitos — diz.
A irmã Lucia Boniatti, presidente da Associação Educadora São Carlos, mantenedora do Hospital Mãe de Deus, agradeceu a doação:
— A importância desses ventiladores é podermos contribuir com a sociedade neste momento delicado, em que tantas pessoas precisam da nossa ajuda. Nesse sentido, quero agradecer, imensamente, a esse grupo de empresários que tiveram a sensibilidade de ajudar mais gente.
Os ventiladores pulmonares foram produzidos em Minas Gerais e servem para uso adulto e pediátrico. Eles foram comprados com recursos doados por diretores e conselheiros do ICF. Há, ainda, uma campanha para arrecadar o dinheiro necessário para mais 70 equipamentos de respiração. A vaquinha pode ser acessada aqui.
Cláudio Goldztein, presidente do conselho do ICF, afirma que, após a mobilização de entrega desta manhã, empresas e entidades entraram em contato com ele e realizaram doações para a compra de mais 12 respiradores:
— A solidariedade está se espalhando. Com a mobilização da comunidade acredito que vamos conseguir arrecadar a verba para os outros 70 aparelhos. Este está sendo um dia muito gratificante, porque essa é uma forma de melhorar as condições de trabalho e de atendimento das pessoas.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), ainda não há escassez de respiradores no Estado: 81% dos respiradores estão em uso atualmente. Contudo, respiradores de alta performance, destinados a pacientes que apresentam comprometimento pulmonar grave, começam a faltar no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Sobre essa situação, a SMS diz que 25 aparelhos desembarcaram, no domingo (7) após solicitação de urgência de 80 ventiladores pulmonares ao Ministério da Saúde. "Mandaram este lote de 25. A prefeitura está enviando novo documento ao MS (ministério) reforçando a necessidade da totalidade dos equipamentos solicitados."