Um novo lote com 8,2 mil litros de insumo para produção da CoronaVac, vacina contra o coronavírus produzida pelo Instituto Butantan com tecnologia da farmacêutica chinesa Sinovac, chegou a São Paulo na manhã desta quinta-feira (4).
Com o material, a instituição paulista espera produzir 14 milhões de doses do imunizante e iniciar a entrega para o governo federal em três semanas.
O carregamento, que saiu de Pequim em um voo comercial, desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos por volta das 6h10min. Segundo o portal G1, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, e o diretor do Butantan, Dimas Covas, estiveram no local para receber o produto.
Esse é o terceiro carregamento de insumos a desembarcar no Estado. A importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) é necessária para que as doses da CoronaVac possam ser produzidas pelo Butantan.
O IFA é a matéria-prima que provoca a resposta imunológica no organismo das pessoas para que, quando o corpo entrar em contato com o vírus selvagem, o indivíduo não adoeça gravemente.