O Instituto Butantan entrega nesta segunda-feira (29), ao Ministério da Saúde, um novo lote com mais 5 milhões de doses da CoronaVac. Trata-se da maior remessa de imunizantes envasados pela instituição paulista — em janeiro, foi entregue um lote de 6 milhões de doses, mas com vacinas importadas prontas da China.
O total de doses repassadas até o momento pelo Butantan chega a 32,8 milhões. A expectativa é de que até o final de abril tenham sido entregues 46 milhões de vacinas contra a covid-19 — o total deve chegar a 100 milhões até o dia 30 de agosto.
No último sábado (27), o número de pessoas vacinadas com ao menos a primeira dose no Brasil chegou a 15.248.847, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. Isso representa 7,2% da população do país.
Deste total, 4.678.451 milhões de pessoas receberam a segunda dose, o que representa 2,21% da população com a imunização completa.
Novas entregas durante a semana
Também no sábado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou em entrevista ao canal GloboNews que o governo federal distribuirá 11 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 nesta semana. O ministro não detalhou quantas doses cada Estado receberá.
— Esta semana (temos) 11 milhões de vacinas. [...] As vacinas que estão disponíveis, Astrazeneca e CoronaVac. Elas já chegaram, vão ser distribuídas para os Estados segundo critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI) — disse.
Queiroga assumiu oficialmente a pasta na última terça-feira (23) com o discurso de acelerar o ritmo da vacinação no país. Ele voltou a afirmar que o governo pretende vacinar 1 milhão de pessoas por dia no início de abril.