Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais na manhã deste sábado (20), o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), anunciou que vai propor ao Comitê Covid-19 do município, na segunda-feira (22), o fechamento da cidade por uma semana, a partir de quarta (24). A intenção é conter a circulação do coronavírus.
De acordo com o gestor, caso haja aprovação da proposta, um decreto com a medida será redigido na terça (23) e entrará em vigor no dia seguinte.
— Nossa proposta é que, a partir de quarta, paramos tudo na cidade por uma semana para que diminua a circulação do vírus. E, depois de uma semana, se retome o funcionamento gradual dentro da bandeira preta — disse.
Se o comitê não acatar a sugestão do prefeito, São Leopoldo continuará sob vigência das normas da bandeira preta, que reduzem a ocupação de ambientes públicos e proíbem algumas atividades.
— Bares e restaurantes só no sistema de telentrega, mercados com redução de público, ônibus com 50% de lotação e todos sentados. Escolas, com bandeira preta, só com atividades remotas, todas elas. Vamos reduzir o funcionamento da sociedade — enumerou Vanazzi.
Todas as medidas, reforçou, só vão vigorar a partir de quarta. Entretanto, para este domingo (21) está previsto um reforço na fiscalização das aglomerações em razão do jogo entre Inter e Flamengo.
— Não vamos brincar em serviço de jeito nenhum — finalizou.
Uma nova transmissão ao vivo deve ocorrer no domingo. Desta vez, o objetivo é abrir a live para as dúvidas da população.