A Vigilância Sanitária de Pelotas acompanha um caso de surto de coronavírus confirmado no lar Quinta Urbana. Nesta segunda-feira (15), mais seis idosos foram encaminhados para atendimento hospitalar após testarem positivo para covid-19. No sábado, outros 26 pacientes já haviam sido transferidos em função da doença. Desde o começo do surto, oito idosos morreram em decorrência da covid-19.
A instituição de longa permanência para idosos afirmou que já notificou todos os familiares e segue monitorando os moradores que seguem no local. Eles estão divididos em duas alas – aqueles que testaram positivo e não precisaram de transferência, e os que não tiveram a confirmação para o coronavírus. Além disso, os responsáveis pelo lar confirmaram que nesta terça-feira (16) ocorrerá uma desinfecção total nos ambientes.
Conforme o lar Quinta Urbana, os idosos foram vacinados em 27 de janeiro e, 48 horas após a imunização, começaram a apresentar sintomas como febre e leve dor no corpo. Inicialmente, o médico do local e a vigilância epidemiológica acreditaram se tratar de um efeito pós-vacinal.
No entanto, em 1º de fevereiro, uma idosa necessitou ser hospitalizada, e acabou morrendo. Seu exame para covid-19 deu positivo. Após essa data, outros sete idosos também morreram. Naquele momento, 73 pacientes residiam no lar. Segundo a instituição, mais de 60% das pessoas atendidas estão fragilizadas, precisando de cuidados paliativos.
Na última quinta-feira (11), a Vigilância Sanitária esteve na instituição e, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, constatou diversas irregularidades, como o uso de copo de vidro em bebedouros, a utilização de toalhas de tecido nos banheiros, entre outras situações que contrapõem o Plano de Contingência de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Segundo a Secretaria de Saúde do município do sul do RS, foram realizados testes rápidos e RT-PCR nos 62 idosos da casa geriátrica e nos 41 funcionários do estabelecimento. O resultado confirmou 40 idosos positivados para a doença.
A secretaria informou que já notificou o Ministério Público a respeito do ocorrido e que realiza o monitoramento diário do local.