O Rio Grande do Sul deve receber cerca de 300 mil doses de vacina contra a covid-19 na próxima semana. A informação foi confirmada à coluna pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que mantém contato com autoridades do Ministério da Saúde, órgão responsável por organizar a remessa do imunizante aos Estados.
De acordo com as informações apuradas, o governo federal trabalha com a perspectiva de entrega de mais 4,8 milhões de doses da Coronavac aos governadores na próxima semana. A partir deste total, Arita projeta em 300 mil a quantidade de doses que será repassada ao Estado. A distribuição vem sendo feita proporcionalmente a cada unidade da federação.
É importante considerar que as 300 mil doses não necessariamente significam 300 mil pessoas imunizadas, isto porque é preciso contabilizar primeira e segunda doses para a imunização. No caso do Brasil, ambas as vacinas precisam ser aplicadas em duas doses (Coronavac e Oxford).
Risco
A projeção feita pela secretária da Saúde à coluna é importante especialmente em um momento em que se discute a ausência de uma organização mais clara sobre o número de doses e a distribuição no Brasil. Nesta segunda-feira (15), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, informou que precisará suspender a vacinação na cidade justamente por causa da falta de doses.
Mais cedo, em contato com a coluna, a própria Arita mencionou o risco de interrupção nas campanhas caso não houvesse confirmação de chegada de mais vacinas por parte do Ministério da Saúde.
— Se não tivermos remessa nos próximos dias, todos os Estados estão correndo risco — alertou.