Os sete hospitais que fazem parte da Região Covid Capão da Canoa estavam nesta terça-feira (2) com 47 dos 62 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupados. Isso representa 75,8% de ocupação, índice parecido com a média estadual, que está em 74.6%. É a menor taxa de ocupação dos últimos seis dias, igualando-se aos números de 26 e 27 de janeiro como os mais baixos em 15 dias. Do total, 28 pacientes (59,6%) estão com a covid-19, 16 (34%) estão com suspeita da doença e três (6,4%) estão internados por outros motivos.
A Região Covid Capão da Canoa, que inclui 23 municípios, está em bandeira vermelha – risco alto para coronavírus. Entre dezembro e março, o movimento nas praias aumenta e passa a sobrecarregar o atendimento nos hospitais da região.
Sabendo disso e em razão da pandemia, a Secretaria Estadual da Saúde reforçou ainda a operação para desafogar essas instituições hospitalares.
— O que a gente puder tirar (de pacientes) do Litoral, a gente vai tirar — disse o diretor de Regulação Estadual Eduardo Elsade.
Segundo ele, os cuidados foram redobrados com o Litoral, porque além do aumento de público na região pela temporada de verão, a pandemia fez com que muita gente permanecesse ao longo do ano nas praias, ou por ser aposentado ou por estar em teletrabalho.
— Colocamos mais ambulâncias do SAMU e destinamos mais recursos aos hospitais do Litoral. Se internar um paciente de Caxias, ou de Canoas, ou de Passo Fundo, ou de Porto Alegre, a gente manda de volta para suas cidades — destaca Elsade, ao explicar que o transporte de ambulância é seguro e custeado pelo Estado.
Em razão dessas iniciativas, não houve registro de superlotação de emergências e de UTIs dos sete hospitais do Litoral, segundo Elsade. No painel da Secretaria da Saúde, no entanto, a UTI do hospital de Torres aparece com 100% de ocupação. Os dez leitos estão sendo utilizados. Em Tramandaí, a ocupação é de 90,5%. Dezenove dos 21 estão ocupados. Já em Capão da Canoa, o Hospital Santa Luzia está com seis dos 11 leitos ocupados (54,5%).
Municípios da Região Covid Capão da Canoa
- Arroio do Sal
- Balneário Pinhal
- Capão da Canoa
- Capivari do Sul
- Caraá
- Cidreira
- Dom Pedro de Alcântara
- Imbé
- Itati
- Mampituba
- Maquiné
- Morrinhos do Sul
- Mostardas
- Osório
- Palmares do Sul
- Santo Antônio da Patrulha
- Tavares
- Terra de Areia
- Torres
- Tramandaí
- Três Cachoeiras
- Três Forquilhas
- Xangri-lá