Após registrar, no sábado (30), o primeiro aumento no número de pacientes com coronavírus em unidades de terapia intensiva (UTIs) em cinco dias, neste domingo (31) a quantidade de hospitalizados permaneceu praticamente estável em Porto Alegre.
A cifra de doentes graves oscilou de 263 para 260 ao longo do final de semana conforme as informações disponíveis até as 21h — nesse horário, apenas três hospitais não haviam atualizado seus dados diários: Santa Ana, Cristo Redentor e Porto Alegre.
Antes do sábado, a Capital havia registrado cinco dias consecutivos de queda no universo de pacientes sob cuidados intensivos. A variação foi de 269, no domingo anterior (24), para 249 na sexta-feira (29). Depois disso, 14 leitos a mais passaram a ser ocupados em razão do novo vírus em apenas um dia.
A média móvel dos últimos sete dias, que permite observar uma tendência de prazo um pouco mais longo e reduz a influência de variações momentâneas, ficou em 256 pessoas com covid-19 em UTIs. Isso é 5,4% menos do que a média da semana anterior.
Neste domingo, somente o Hospital Moinhos de Vento estava com todos os leitos de terapia intensiva ocupados. Ao todo, das 817 vagas operacionais existentes em Porto Alegre, 670 estavam em uso por pacientes por todos os tipos de causa — o equivalente a uma taxa de ocupação geral de 83,6%.
Além das pessoas hospitalizadas em estado grave com diagnóstico confirmado para covid-19, outras 26 ainda aguardavam resultados de exames. A capacidade máxima da Capital para atender casos de coronavírus em UTIs é de 383 leitos.