O Japão autorizou neste domingo (14) o uso no país de uma primeira vacina contra o coronavírus, a desenvolvida pela Pfizer/BioNTech. A autorização abre caminho para o lançamento de uma campanha de vacinação apenas cinco meses antes do início dos Jogos Olímpicos, cuja abertura está prevista para o dia 23 de julho.
"Hoje, a ministra da Saúde deu a autorização especial à vacina da Pfizer", anunciou o escritório do primeiro-ministro em uma postagem no Twitter.
O Japão deve começar a administrar a vacina da Pfizer/BioNTech em profissionais de saúde a partir de quarta-feira (17) - a expectativa é que sejam imunizadas entre 10 mil e 20 mil pessoas. A partir de abril, a vacinação deve ser ampliada para outros trabalhadores sanitários e para os idosos, usando também outras vacinas. Por enquanto, o governo ainda não apresentou sua estratégia para vacinar o restante de sua população de 126 milhões de pessoas.
Os organizadores dos Jogos afirmaram em repetidas ocasiões que o evento, que deveria ter acontecido no verão passado, ocorrerá em julho - independentemente do estado da pandemia em outras partes do mundo.
Os atletas e acompanhantes devem ser aconselhados a se vacinar, mas não serão obrigados.