Um avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford prontas do Instituto Serum, um dos centros produtores da AstraZeneca na Índia, chegou ao Brasil no início da manhã desta terça-feira (23). A aeronave pousou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, após decolar de Mumbai na noite (horário de Brasília) de segunda-feira (22).
Após os trâmites alfandegários, as doses serão levadas ao Rio de Janeiro, onde fica o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). A Fiocruz espera concluir na madrugada de quarta-feira (24) a rotulagem e a análise das doses para começar a distribuição.
Haverá conferência de temperatura e integridade da carga, e as vacinas receberão etiquetas com informações em português. Terão ainda amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação.
O lote com 2 milhões de vacinas prontas é parte de uma estratégia paralela à produção de vacinas a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), com o objetivo de contribuir com o fornecimento de vacinas para o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A campanha de vacinação contra o coronavírus foi suspensa em algumas cidades do país devido à falta de imunizante.
Além das doses prontas, a fundação informou que está prevista para o próximo sábado (27) a chegada de mais dois lotes de IFA, com o equivalente de insumo para produção de cerca de 12 milhões de doses da vacina.