A prefeitura de Porto Alegre já conversou com a empresa terceirizada Alô, que faz o serviço de atendimento à população, o 156, para que seja ampliado o número de operadores. Antes com 50 atendentes, agora a empresa já conta com 55, ou seja, 10% a mais. Na próxima semana, mais pessoas devem ser contratadas, fazendo com que o número passe de 60.
De acordo com o secretário municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, esse acréscimo será suficiente para atender o aumento da demanda registrada pela procura por vacinação de idosos contra o coronavírus, além de outros serviços.
— Na segunda-feira (25) e na terça-feira (26), nós notamos um aumento de 200% na procura, muito devido ao agendamento para vacinação. Depois, notamos que diminuiu gradativamente. Acreditamos que esse número de atendentes seja suficiente porque vai acabar estabilizando. Porém, pedimos que a população faça uso do aplicativo #EuFaçoPOA, que está disponível nas lojas de aplicativos, e também por meio do site, o 156Web. Esses canais não dependem de atendente, e registram a solicitação, que é encaminhada — explica o secretário.
A prefeitura da Capital divulgará um vídeo explicativo, para ser compartilhado, ensinando a população a usar o #EuFaçoPOA e o 156Web. De terça para quarta-feira, foram 830 ligações a menos para o telefone 156 na procura por serviços de saúde. Enquanto isso, a versão on-line, o 156Web, registrou aumento de 3.000% na geração de protocolos, e o Aplicativo #EuFaçoPOA, 2.000%.
De acordo com Ferenci, a prefeitura fará uma mudança na estrutura do 156Web para que não seja mais necessário o cadastro no site do governo federal para acessos não relacionados à saúde, o que diminuiria o tempo gasto no site.
— Estamos modificando a estrutura do site para que o cidadão que queira fazer pedidos de poda, entre outros que não são relacionados à área da saúde, possam acessar com a conta de uma rede social. O cadastro no site gov.br é necessário para a saúde, pois há informações pessoais de saúde ali dentro — explica.
No momento, a vacina pode ser solicitada para idosos acima de 60 anos que estejam acamados, com dificuldade de locomoção por deficiência ou imunodeprimidos e para os residentes em instituições. O número para contatos via WhatsApp, pelo telefone (51) 99388-0881, que foi disponibilizado pela Secretaria da Saúde, não tem relação direta com o sistema do 156. O cadastro via WhatsApp é feito diretamente com a área da saúde, e repassado às Coordenadorias Regionais de Saúde, que são responsáveis pela visita e pela vacinação. Cidadãos, no entanto, também reclamam de demora na resposta via WhatsApp.
Confira os canais para atendimento à população
- Aplicativo #EuFaçoPOA, exclusivo para celulares e tablets
- 156Web, que oferece ainda LiveChat para esclarecimento de dúvidas
- E-mails 156poa@portoalegre.rs.gov.br e ouvidoria@sms.prefpoa.com.br
- Telefone 136
- WhatsApp pelos números (51) 3289-2656 e (51) 99388-0881
Quem pode se vacinar
Com o número bastante reduzido de doses disponíveis no Brasil neste primeiro momento da fase 1 do Plano Nacional de Imunização (6 milhões em todo o país, 340 mil no RS), a prioridade para receber as doses é dos profissionais da saúde que atuam no atendimento de pacientes com coronavírus, idosos que vivem em lares de longa permanência, com mais de 60 anos e acamados ou acima dos 75 anos e indígenas. Ainda não há vacinação aberta em postos de saúde para demais pessoas previstas nos grupos prioritários.